29 de June de 2023 - 11h01

FIERO lamenta falecimento de ex-ministro da Agricultura

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) lamenta profundamente o falecimento do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, ocorrido em Belo Horizonte-MG, nesta quinta-feira, 29. Engenheiro agrônomo por formação, atualmente, ocupava o cargo de presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO).

Incentivador da pesquisa, ciência e inovação e enquanto ministro da Agricultura entre 1974 e 1979, Paolinelli foi o responsável pela modernização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), transformando o conhecimento no campo. Foi o responsável por criar uma política de recuperação de áreas de pastagens degradadas do cerrado, transformando-as em terras produtivas e competitivas, aumentando a safra de grãos na região.

Rondônia se beneficiou com essa inovação e incremento da EMBRAPA, promovida por Paolinelli, pois a empresa foi fundamental por aprimorar a pesquisa principalmente, no cultivo do café no Estado, que hoje conta com uma cultura de alta qualidade. De acordo com os dados da Companha Nacional de Abastecimento (CONAB), a expectativa de produção de grãos rondoniense para o período de 2022/23, é de 3,6 milhões de toneladas, 16,1% maior que a obtida na safra anterior, com destaque para o café, que deve atingir a mais de 3 milhões de sacas de 60 quilos.

Por seu legado, foi vencedor do World Food Prize em 2006, prêmio que equivale ao Prêmio Nobel da Alimentação, e concedido a pessoas que contribuíram consideravelmente a população a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo. Também foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 2021 e 2022.

Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de dor.

Marcelo Thomé

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia - FIERO