IMPRENSA
14 de June de 2023 - 09h14

A- A A+

Pré I do SESI de Pimenta Bueno participa de atividade de plantio de árvores

Na escola SESI de Pimenta, conscientizar sobre a preservação da natureza começa bem cedo. Os pequenos alunos do Pré I, sob a orientação da professora Caroline Alves e a assistência da estagiária de pedagogia Marcileia Dias, participaram de aula prática com foco no plantio de árvores e os cuidados com o meio ambiente.

 

De acordo com a professora Caroline, as crianças compreenderam o significado da preservação e os benefícios que as árvores trazem para o ecossistema. “A atividade começou com a arrecadação de mudas de plantas, em parceria com um projeto da prefeitura local, que incentiva a troca de garrafas PET descartáveis por mudas de plantas, estimula a consciência ambiental e a reciclagem entre os alunos e suas famílias. Após a arrecadação, a turma se reuniu no colégio para o plantio”, disse.

 

“Esse contato direto com a natureza despertou nos pequenos uma conexão afetiva com as plantas e o meio ambiente, além de promover aprendizagens valiosas para a vida”, afirmou Caroline. “A ideia é que a turma acompanhe o crescimento das mudas ao longo do tempo, observando as transformações que ocorrem na natureza. Esse acompanhamento permitirá que elas tenham um aprendizado contínuo sobre o ciclo de vida das plantas e a importância de cuidar delas”, explicou a docente.

 

A professora ressaltou a importância de atividades práticas como essa para o aprendizado das crianças. "Mediante o plantio de árvores, buscamos não apenas transmitir conhecimento, mas despertar nos alunos o afeto e o respeito pelos nossos recursos naturais. Essas experiências vividas na infância são fundamentais para que eles se tornem cidadãos conscientes e engajados em preservar o meio ambiente", pontuou a professora.

 

Além disso, acrescentou a estagiária Marcileia Dias, a atividade abordou ainda a necessidade de preservar os recursos naturais. “Os alunos aprenderam que as árvores são fundamentais na produção de oxigênio, na purificação do ar, na conservação do solo e na proteção da fauna e flora local. Esses conhecimentos ajudam a desenvolver nos pequenos um senso de responsabilidade e respeito pelo meio ambiente”, comentou a futura pedagoga.

 

A coordenadora Pedagógica Renata Gaede lembrou que o SESI reforça o compromisso em proporcionar uma educação de qualidade e valores aos seus alunos, promovendo ações que contribuem para a formação integral das crianças. “O plantio de árvores é apenas uma das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, com o objetivo de despertar o amor pela natureza e a consciência ambiental desde cedo”, afirmou.

 

O gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre reforçou o ponto de vista da coordenadora. “Acreditamos que investir nessa conscientização é garantir um futuro sustentável. Que essa atividade inspire outras instituições educacionais a promoverem iniciativas similares, pois cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos, e educar as crianças para essa causa é um passo essencial na construção de um mundo melhor”, finalizou.

 


Mais notícias

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação