IMPRENSA
03 de July de 2023 - 12h25

A- A A+

SESI-SENAI-IEL de Vilhena realiza workshop “Tipos de Aterramento e Apresentação de Maquete SPDA”

O evento, realizado sob a coordenação do professor Willian Flávio Batista de Vargas, contou com apresentação de trabalhos dos alunos curso Eletricista de Instalações Prediais, da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena. A atividade teve o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do aterramento e do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) em edifícios e estruturas, e também informar sobre os diversos tipos de aterramento e suas aplicações, bem como os tipos de SPDA e seus componentes. 

O primeiro grupo explicou que o aterramento é fundamental para garantir a segurança de pessoas e equipamentos, pois ajuda a evitar danos causados por descargas atmosféricas, conhecidas como raios. Os alunos falaram dos diferentes tipos de aterramento, como de proteção, o funcional e equipamentos elétricos e demonstraram cada tipo e as práticas corretas para sua implementação.

Os alunos do segundo grupo explicaram que o SPDA é um sistema projetado para captar e direcionar essas descargas atmosféricas de maneira segura para o solo, minimizando os riscos de incêndios, explosões e danos estruturais. Além disso, ilustraram visualmente, utilizando maquete do SPDA, como o sistema é estruturado e seu funcionamento na prática.

O grupo demonstrou a disposição dos condutores, hastes de aterramento, Captor Franklin (usados no método do ângulo de proteção, mas podem ser usados no método eletrogeométrico), Gaiola de Faraday (experimento conduzido por Michael Faraday em 1836 para demonstrar que uma malha condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior, dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora”, descidas e outros componentes, enfatizando a necessidade de uma instalação adequada e em conformidade com a NBR 5419 e NRs 10 e 35.

Conforme o professor Willian, o workshop constituiu a segunda parte do projeto de divulgação do conhecimento colocado em prática pelos alunos da área da elétrica, como uma maneira de estimular a confiança dos discentes do curso, proporcionando uma oportunidade de demonstrar e compartilhar seu conhecimento com os demais estudantes da unidade, além de fomentar o crescimento pessoal dos envolvidos nas atividades.

“Percebi que com essa experiência, consegui estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas, criativas e de trabalho em equipe, capacitando os alunos a se tornarem profissionais mais preparados e confiantes na área da elétrica predial”, afirmou o docente.

Para a pedagoga Vaniere Padilha de Lima Souza, o evento alcançou seu propósito de despertar nos alunos o interesse pelo tema e conscientização do quanto o SPDA é fundamental para a proteção de pessoas e equipamentos e ao mesmo tempo em que fortaleceu as habilidades técnicas da turma.

De acordo com o gerente da unidade, Silvio Leite, com esse workshop idealizado pelo professor Willian e com a participação dos alunos. “A conscientização sobre a importância do aterramento e do SPDA na comunidade escolar é pertinente por disseminar esse conhecimento e esperamos que eles também se tornem agentes multiplicadores, levando essas informações para suas casas e comunidades, contribuindo para a prevenção de acidentes e a proteção contra raios”, disse.

 

 


Mais notícias

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem