IMPRENSA
12 de June de 2023 - 08h22

A- A A+

DR de Rondônia tem palestra selecionada para apresentação no Workshop Indústria 5.0

Representando o Departamento Regional de Rondônia, o técnico Alexandre Custódio, da coordenação de Educação do SENAI-RO, ministrou a palestra "Automóveis elétricos - Velhas ideias, novas oportunidades", como parte da programação do Workshop da Indústria 5.0 do SENAI-GO, evento transmitido via Teams, tendo como público alvo profissionais, estudantes e empresas que buscam se atualizar sobre as mais recentes tendências e tecnologias relacionadas à Indústria 5.0. 

O evento contou com renomados palestrantes e especialistas no assunto, que compartilharam experiências e conhecimentos sobre as novas possibilidades e desafios que a Indústria 5.0 traz para o mercado. Durante o workshop, os participantes conheceram as principais inovações e transformações na indústria atualmente, com foco em temas como automação, inteligência artificial, robótica, internet das coisas, entre outros. Além disso, o workshop também incluiu atividades práticas e demonstrações de tecnologias, permitindo que os participantes vivenciassem na prática os conceitos apresentados. 

Alexandre Custódio abordou as novas oportunidades na área de manutenção de veículos elétricos e instalação e manutenção de eletropostos. O técnico fez uma analogia entre empreendedorismo e as invenções. “O objetivo foi despertar o pensamento empreendedor nos alunos, fazendo com que estejam atentos às oportunidades do mercado, e tenham atitudes empreendedoras e comprometimento com o resultado, o planejamento e o foco”, disse.

Custódio abordou os sistemas de carregamento convencionais, que existem nos postos de carregamento instalados em supermercados, concessionárias, estradas. O carregamento em casa em tomadas mais simples, mas que aumentam o tempo necessário para recarga e também as novas tecnologias que estão em desenvolvimento.

Citou como exemplo, o caso da Suécia, onde já existe uma avenida que liga o aeroporto até a cidade Visby, que recebeu 1,6 Km de bobinas elétricas instaladas na pista, por baixo do asfalto. A rede de bobinas gera um campo magnético ao ser alimentada, este campo por sua vez, recarrega as baterias dos veículos que passam pela pista, através de um receptor especial instalado no veículo, que faz a transferência da energia das bobinas para as baterias, por meio de indução.

O palestrante explicou que a manutenção de carros elétricos conta três níveis. "Como os veículos elétricos possuem sistemas de alta tensão (até 1.000 Volts), são necessários cuidados específicos em relação à segurança na realização das atividades, pois uma falha nos procedimentos pode ocasionar acidentes fatais”.

O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, destacou que o SENAI-GO possui uma parceria com o SENAI-RO na oferta de cursos via Central de Tutoria e Monitoria (CTM), responsável pela parte online dos cursos ofertados pelo SENAI-RO.

Coelho explicou que “a palestra foi selecionada por trazer à pauta um tema novo sobre um segmento que vai crescer muito nos próximos anos, tendo a necessidade de formar os profissionais para atender a essa nova demanda e os nossos alunos, após formados, já terão a base necessária para realizar cursos específicos de aperfeiçoamento na área", afirmou.


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável