20 de June de 2023 - 11h20

FIERO sedia apresentação das linhas de crédito da FINEP

O evento “Rumo à Inovação Sustentável – Captação de Recursos, foi o tema do encontro organizado pelo Observatório da Indústria Rondoniense da FIERO, nesta segunda-feira, 19. Na oportunidade, empresários, diretores de grandes empresas, instituições de pesquisa, líderes de startups acompanharam a apresentação das linhas de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que fomenta a ciência, tecnologia e inovação em empresas universidades, institutos tecnológicos.

O presidente da FIERO Marcelo Thomé fez a abertura do evento, afirmando que o apoio da FINEP, por intermédio das suas linhas de crédito para financiamento é fundamental para impulsionar os negócios na região. “O combustível que nos move e que precisa estar no tanque, é o recurso financeiro, para além da ideia, motivação e do propósito, ele é fundamental para obter bons projetos de inovação e empreendimentos, e principalmente o desenvolvimento da competência local, pois não podemos mais ser reféns de projetos vindos de fora. Precisamos produzir nossas próprias soluções, de acordo com as necessidades da região”, afirmou.

Na oportunidade, Thomé anunciou algumas das facilidades e os principais objetivos do Observatório da indústria, ferramenta que será implantada em breve pela FIERO. “Ele será uma ferramenta para estruturação de inteligência, produção de relatórios e dados para orientação de estudos compreensivos e prospectivos, pois sabemos que há uma grande dispersão de informações e dados. Precisamos saber o que é produzido pela indústria, pelo estado, pela academia, e muitas vezes esses entes não se conversam. O Observatório irá reunir essas informações para poder orientar investimentos, políticas públicas e o planejamento”, explicou.

O diretor regional norte da FINEP, Rodrigo de Lima, apresentou os objetivos e as principais linhas de crédito da instituição. A FINEP concede recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. “Fomentamos a ciência, tecnologia e inovação em empresas universidades, institutos tecnológicos para apresentar nosso portfólio e explicar de que forma ocorre o, e o que é necessário para obter tais financiamentos e assim contribuir para o desenvolvimento e ampliação de mercado e competitividade”, discorreu.

De acordo com Lima, o apoio da Financiadora abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. Apoia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em empresas já estabelecidas, e o desenvolvimento de mercados.

O diretor superintendente da Malinski, Ricardo Stanguerlin participou do evento e ressaltou a importância da parceria com a FIERO e SENAI e da vinda desses recursos da FINEP para as empresas não só de Rondônia, mas para toda a região Norte. “Com certeza essas parcerias são fundamentais, pois somente com inovação por meio de pesquisa, podemos trazer melhorias e sustentabilidade para nossos produtos”, ponderou.

Já o diretor-presidente da Energisa, André Theobald afirmou que o investimento na pesquisa é uma ferramenta poderosa para que as empresas sejam mais eficientes. “Com esses investimentos podemos trabalhar para entregar nosso produto com melhor qualidade, otimizando o custo, o que é uma preocupação constante da empresa”, comentou.

Treinamento

Nesta terça e quarta-feira, o diretor regional norte da FINEP comanda treinamento sobre como desenvolver projetos a serem submetidos aos financiamentos da instituição. Ele ensina um passo a passo de como se deve apresentar e os requisitos para que as empresas se adequem e estejam aptas a solicitar e se beneficiar das linhas de créditos disponibilizadas.