19 de June de 2023 - 09h46

Instrutor do SENAI CETEM participa de treinamento na Finder Brasil

Ricardo Cleudo Rocha Soares, instrutor da unidade SENAI CETEM, de Porto Velho, participou nos dias 13 e 14 de junho, em São Caetano, São Paulo, de treinamento Yesley/Finder e KNX, na empresa Finder Brasil, uma das patrocinadoras da Olimpíada do Conhecimento.

O curso teve o objetivo de aperfeiçoar avaliadores das unidades SENAI de 13 estados para treinar competidores em automação residencial e predial, casas e prédios inteligentes. Cleudo, além de instrutor, atua com avaliador e treinador e está responsável pela preparação do aluno olímpico Marcos da Silva Barbosa, da turma de Eletrotécnica, na ocupação Instalações Elétricas Prediais.

A capacitação em Sistema Yesley foi ministrada pelo engenheiro Ramon Reche e a do Soluções Finder KNX, com o engenheiro Ricardo Garutti. Houve ainda a apresentação sobre os 25 anos da Finder no país pelo diretor geral da empresa no Brasil e na Argentina, engenheiro Juarez Guerra.

De acordo com o instrutor, durante o treinamento na Finder, conheceu o que existe de mais moderno na automação predial e residencial, que é uma tendência, que traz confortabilidade, mobilidade e economicidade no consumo da energia elétrica, com instalações elétricas cada vez mais inteligentes para interagir com os moradores.

“Foi uma oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos com os demais avaliadores oriundos de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Bahia e ainda, o valoroso aprendizado transmitido pela equipe da Finder”, disse.

Segundo o gerente da unidade SENAI CETEM, Cleber Santos, um dos motivos para investir na capacitação é aperfeiçoar os conhecimentos, neste caso, para o treinamento de um aluno olímpico.

“A passagem do instrutor Ricardo Cleudo pela Finder, sem dúvida enriqueceu ainda mais seus conhecimentos, que já está compartilhando com seu treinando, o aluno Marcus Barbosa. O instrutor se torna multiplicador e desta maneira os futuros profissionais vão gerar os melhores resultados, não apenas na OC, mas no atendimento às demandas da indústria”.