IMPRENSA
15 de abril de 2019 - 16h42

A- A A+

MRPE apresenta metas do planejamento à prefeitura de Candeias do Jamari

Garantir o ensino fundamental de nove anos, para toda população de seis a 14 anos, alfabetizar todas as crianças no máximo até o final do 3º ano do Ensino Fundamental, reduzir a distorção idade/série para o máximo de 5%. Foram algumas das metas do Planejamento Estratégico do Movimento Rondônia pela Educação apresentados na segunda reunião, realizada na Prefeitura do município de Candeias do Jamari. Também foram debatidas ações que deverão ser desenvolvidas no município para atingimento desses objetivos.

Na reunião, o coordenador executivo do MRPE, Edgar Teixeira explicou que a proposta do planejamento estratégico contempla e se alinha às metas do Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação e, por conseguinte, aos Planos Municipais de Educação e do Educação Já, do Movimento Todos pela Educação.

Segundo Teixeira, o planejamento tem a missão de ter uma educação de qualidade, universalizada, moderna e de resultados efetivos; colocar Rondônia entre os cinco melhores estados na avaliação de indicadores de educação do país até 2028. Para isso, foram definidos quatro programas estratégicos visando a transformação da educação em Rondônia: Programa Excelência na Gestão; Programa de Modernização Pedagógica; Programa Amplia Escola, e Programa Escola 4.0.

O prefeito de Candeias do Jamari, Lucivaldo Fabrício falou dos esforços feitos para melhorar a qualidade educacional do município, com apoio do Movimento na orientação de ações efetivas, dentre elas, maior envolvimento da sociedade na escola, capacitação dos profissionais da educação, promover mudança na cultura da sociedade que é formada por muitos grupos diferentes, melhorar a infraestrutura das escolas e promover o acesso a novas tecnologias.

Também marcaram presença na reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Benjamim Pereira Soares Júnior, o secretário de Educação, José Ramos de Melo, secretários, vereadores, diretores e vice-diretores de escolas, empresários, representantes da Polícia Militar, Emater; Fiocruz; Sebrae; Unir, que falaram da atuação de suas instituições e como seus projetos poderão contribuir na melhoria da educação do município.

 O coordenador executivo do MRPE lembra que a primeira reunião, ocorreu no dia 25 de março, quando o prefeito e o presidente da Câmara assinaram o termo de adesão ao MRPE. O secretário de Educação já havia assinado o termo na reunião do Conselho de Governança do dia 22 de março deste ano.

 

 Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero


Mais notícias

Alunos do Senai participam de visita técnica à 8ª. Rondônia Rural Show

Escola Senai CETEM inicia quinta turma de eletricista de redes

Rede Sesi de Educação em Rondônia vai adotar nova metodologia para EJA

Alunos da turma de Técnico em Eletroeletrônica participam do evento Dia Mundial da Criatividade