28 de June de 2023 - 11h12

SENAI+Produtivo está com as inscrições abertas para os cursos Lean Office e Lean Educacional

Ofertado pelo SENAI Nacional, em parceria com a Unindústria, o programa tem o objetivo de fortalecer a cultura Lean dentro das escolas SENAI, e todos os colaboradores podem participar dos dois cursos Lean Office e Lean Educacional, segundo ciclo 2023. Os interessados podem se inscrever até 28 de julho de pelo link: SENAI+PRODUTIVO.

De acordo com o técnico da Cebep-RO, Alexandre Custódio, os cursos, com duração de dois meses e carga horária de 40 horas, iniciam a partir de 8 de agosto. “Importante ressaltar que o foco é nas escolas que implantarão o projeto no Ciclo 2º/2023, em especial, o projeto Lean Office que contará com mentorias exclusivas”, explicou.

Conforme Custódio tanto o Lean Office quanto o Educacional, são exigidos que os participantes se enquadrem nos respectivos perfis. “Para o primeiro, o público alvo são pessoas com visão de processo e conectadas com a gestão das escolas. Quanto maior a proximidade com a gestão e a administração da escola, mais facilidade o participante terá para falar e atuar com indicadores.  É necessário também competências na gestão, capacidade de comunicação, liderança, colaboração em equipe e visão sistêmica”, disse.

Segundo o técnico a Cultura Lean é um método que propõe a melhoria da produtividade nas empresas por intermédio de processos mais simplificados e voltados às novas necessidades de mercado. Ela defende a prática de eliminação de desperdícios e aprimoramento contínuo das operações na organização.

Já o perfil dos participantes do Lean Educacional são docentes, instrutores ou técnicos que atuam nos espaços de aprendizagens/pedagógico da escola e que entre suas competências estejam a capacidade de comunicação, colaboração em equipe e visão dos processos de ensino-aprendizagem.

O foco do Lean Educacional é diminuir atividades que não agreguem valor ou que não auxiliem o desenvolvimento de competências, como o tempo de movimentação do aluno dentro do espaço de aprendizagem ou o de espera por orientações individuais do instrutor. Para reduzir a circulação desnecessária, por exemplo, houve readequação de layouts para as aulas práticas, bem como a disposição das ferramentas próximo aos alunos.

Cultura Lean

A filosofia Lean é conhecida por muitos empresários e gestores pela racionalização dos processos no meio corporativo. Desde 2018, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que já oferece consultoria empresarial na área, incentiva as escolas da rede de todo o País a aplicarem a metodologia para melhorar o processo de aprendizagem.

O conceito surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, e foi criado por engenheiros da Toyota. O objetivo era ser um sistema capaz de gerar melhorias significativas, tanto em termos de produtividade como de qualidade. Inicialmente, a filosofia era aplicada só na indústria automobilística, depois se expandiu para vários segmentos empresariais, não só na área de produção, mas em todas as dimensões dos negócios.