13 de June de 2023 - 10h06

SENAI-RO presta consultoria dentro do Programa Inova Moda Digital

Aumentar a produtividade de micro e pequenas empresas do segmento do vestuário. Com esse objetivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI–RO), por meio da Gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) e das Unidade Operacionais vem realizando a 3ª Edição do Programa Inova Moda Digital, uma iniciativa do SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), em parceria com o SEBRAE Nacional.

O programa é gratuito e é aplicado em turmas com 10 micro e pequenas empresas do setor do vestuário. Na última semana foi iniciada a terceira turma composta por empresas de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. O Inova Moda Digital é composto por duas etapas. A primeira, que já está em andamento, de acordo com a consultora de STI, Lissandra Fernandes, ocorre virtualmente e também conta com os consultores de STI de Ji-Paraná, Lauro Silva e Marcelle Toricaquiri, de Vilhena.

No segundo momento, são realizadas visitas individuais para avaliar a aplicação das técnicas repassadas durante a primeira fase do Programa, que consistem no alinhamento e repasse dos conceitos da filosofia Lean e das ferramentas de qualidades, para diminuir desperdícios produtivos e tempo de fabricação. “A meta é aumentar a produtividade das empresas em pelo menos 15%”, afirma.

Lissandra ficará responsável pelas visitas das empresas da Capital, Lauro Silva, será o responsável pelas fábricas de Ji-Paraná e Cacoal e Marcelle Toricaquiri, de Vilhena. Assim conseguimos atender com mais rapidez todos os empreendimentos que participam desta edição do Inova Moda Digital”, ressalta a consultora de STI em Porto Velho.

Programa Inova Moda Digital

Desenvolvida pelo SENAI CETIQT, o Programa Inova Moda Digital foi lançado em 2019 e é um canal digital a serviço de profissionais e empresas de moda e confecção para promover conexões entre os atores da cadeia e disponibilizar conteúdo relevante e atualizado sobre o setor.

O SENAI CETIQT é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI) e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.