09 de abril de 2019 - 11h05

Prefeitura de Cacoal adere ao Movimento Rondônia pela Educação

A adesão, assinada pela prefeita Glaucione Rodrigues e pelos secretários de Educação; Assistência Social; Meio Ambiente; Trânsito, Indústria, Comércio e Turismo e Planejamento, aconteceu durante apresentação do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae.

A proposta do planejamento do MRPE contempla e se alinha às metas do Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação e, por conseguinte, aos Planos Municipais de Educação e do Educação Já, do Movimento Todos pela Educação. Ele traz em seu bojo a missão de ter uma educação de qualidade, universalizada, moderna e de resultados efetivos; colocar Rondônia entre os cinco melhores estados na avaliação de indicadores de educação do país até 2028. Para isso, foram definidos quatro programas estratégicos visando a transformação da educação em Rondônia: Programa Excelência na Gestão; Programa de Modernização Pedagógica; Programa Amplia Escola, e Programa Escola 4.0.

Segundo o coordenador executivo do MRPE, Edgar Teixeira, desde o lançamento do movimento, em maio de 2016, 125 instituições já aderiram. “Temos empresas, órgãos públicos, de controladoria, escolas, universidades e até instituições bancárias que aderiram”, disse. Teixeira ressalta a importância do apoio da prefeita Glaucione e da secretária de Educação Rossana Rosicley Pena da Silva ao Movimento e ao Planejamento Estratégico.

A prefeita lembra que Cacoal tem protagonismo na educação e em vários segmentos da economia. “Cacoal tem a vocação para ser primeiro lugar em diversas áreas, trabalhamos pela educação, e hoje a cidade atende uma demanda de estudantes de uma região que tem população média de 500 mil habitantes em seis universidades”, reforça.

Cidade Empreendedora

Desenvolvimento das cidades com foco no empreendedorismo, crescimento econômico, social, educação, trabalho e outras áreas fundamentais para a qualidade de vida. Este é o foco do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. Cacoal foi escolhida para o projeto piloto, que será desenvolvido por um grupo de servidores e gestores, em 10 eixos de trabalho.

O diretor técnico do Sebrae, Samuel Silva de Almeida, apresentou os eixos do programa, sendo os principais: Governança e Inovação, Desburocratização dos Negócios e Sistemas; Implantação de REDESIM, um programa visando a otimização dos trabalhos por meio da tecnologia, fomentar o acesso ao crédito; acesso à justiça; sustentabilidade ambiental, entre outros.

A parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Movimento Rondônia pela Educação (MRPE), assegura que cada integrante do movimento seja segmentado em potenciais empreendedores da educação básica (ensino fundamental e ensino médio), educação profissional e educação superior, além de jovens atendidos por outras instituições (ONGs, por exemplo) e que não estão matriculados no ensino formal.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero