IMPRENSA
09 de June de 2023 - 09h01

A- A A+

Evolução tecnológica dos meios de comunicação é tema de apresentação de trabalhos na unidade SESI de Pimenta Bueno

Do Telefone Simples ao Smartphone Multifuncional, com este tema, quatro grupos formados por alunos do quinto ano da unidade SESI de Pimenta Bueno, com a orientação da professora Liane Porfírio, apresentaram trabalhos sobre a evolução da tecnologia. O grupo 1 abordou a evolução dos telefones. O segundo apresentou sobre computadores, o terceiro, falou sobre o rádio e o grupo quatro teve como foco a aparelhos de televisão. 

Com essa atividade, o pátio da escola se transformou em um verdadeiro museu, onde os demais estudantes e visitantes convidados embarcaram no “túnel do tempo” para visitar, lembrar e conhecer objetos que evoluíram ao longo dos anos, entre eles, telefones de manivela, de discar, sem fio, passando pelo celular até o mais moderno smartphone com tecnologia de última geração. Também tiveram contato com antigos computadores e disquetes que evoluíram para notebooks, pendrives e armazenamento em nuvem.  

Os grupos utilizaram recursos como cartazes e fotos, dentre outros, para contar a história e o surgimento dos primeiros aparelhos de radiofônicos, que eram de galena ou a válvula, até o surgimento da internet e de podcasts. Mostraram o quanto os aparelhos de televisão - que eram móveis enormes evoluíra até as tvs de leds, tão comuns hoje em dia.   

A professora Liane Porfirio apostou na criatividade da turma do 5º ano e lhes deu apenas algumas orientações e breves comentários em relação às pesquisas e apresentações. “Os grupos conseguiram ilustrar de forma clara e vívida a evolução da tecnologia e as representações visuais ajudaram a compreenderem o progresso tecnológico e sua relevância na sociedade. Também tivemos atividades práticas e interativas, permitindo que os estudantes se envolvessem ativamente no processo de aprendizado. Foram estimulados a reflexão, o pensamento crítico e o debate em sala de aula, permitindo o compartilhamento de suas percepções e opiniões sobre o impacto da tecnologia em suas vidas”, afirmou.

De acordo com a docente, cada trabalho desenvolvido enfatizou a importância do uso responsável da tecnologia. “Por exemplo, destacaram os benefícios e desafios associados ao uso dos smartphones e refletiram sobre como a tecnologia afeta suas vidas e a sociedade em geral. Tenho certeza que essa atividade foi uma experiência de aprendizado significativo. A tecnologia tem avançado aceleradamente nas últimas décadas, transformando radicalmente a vida de todos, em particular no campo das comunicações, desde os simples telefones até os smartphones multifuncionais que combinam várias ferramentas em um único dispositivo”, comentou.

Na era pré-tecnológica, expôs a docente, os telefones fixos eram o meio dominante de comunicação. "Os estudantes abordaram como esses dispositivos foram introduzidos, desde os primeiros modelos mecânicos até os telefones de discagem rotativa, destacando como se tornaram um elemento essencial nas casas e escritórios. A próxima grande evolução tecnológica foi a introdução dos telefones celulares. Debatemos como essa tecnologia emergiu, o desenvolvimento dos primeiros telefones celulares, sua transformação em aparelhos portáteis e os avanços subsequentes nas redes de telefonia móvel. Eles podiam deixar de comentar do surgimento do iPhone e seu impacto revolucionário no mercado, bem como a concorrência subsequente entre fabricantes de smartphones, que se tornaram essenciais em nossas vidas. Isso incluirá câmeras de alta resolução, acesso à internet, redes sociais, aplicativos de mensagens, navegação GPS, assistentes de voz e muito mais", pontuou. 

Aluna Letícia Namba Kehdi destacou que os meios de comunicação evoluem cada vez mais com o objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas. Na opinião da aluna Ana Lívia Marangoni Gomes, participar do projeto foi excelente, pois “aprendemos a trabalhar em equipe e nos dedicamos para a apresentação dos trabalhos e agrademos o apoio, orientação e incentivo da professora Liane". 

Keila Cristina Gazetta Ermita, mãe da aluna Mayana Ermita, falou das várias etapas do trabalho realizado pela filha e colegas de grupo, que abordou a evolução dos computadores. "Eles souberam dividir as tarefas, a preparação das maquetes, o resumo de cada geração de computadores, o cartaz com fotos e informações. A professora está de parabéns, pois a atividade fez com que saíssem da zona de conforto, porque tiveram de lidar com situações novas e a oportunidade de interagir com outros estudantes. Quanto ao tema, foi excelente, porque eles aprenderam como os meios de comunicação eram e até eu aprendi. Parabéns para a professora Liane, alunos e para toda a equipe do SESI". 

O gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre e a coordenadora Renata Gaede destacaram e elogiaram o trabalho exemplar realizado pela professora Liane Porfirio com a turma do 5º ano, abordando o tema da evolução da tecnologia. "Reconhecemos sua dedicação e criatividade ao desenvolver um projeto envolvente e enriquecedor, proporcionando aos alunos uma compreensão ampla sobre como a tecnologia evoluiu ao longo do tempo", afirmaram. 



Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim