IMPRENSA
14 de June de 2023 - 15h50

A- A A+

SP sediará em setembro o Congresso Internacional de Inovação da Indústria

CNI e Sebrae realizam, em 26 e 27 de setembro, o principal evento de inovação da América Latina, com o tema ecoinovação e a presença de referências nacionais e internacionais. Inscrições já estão abertas


O mais importante evento de inovação da América Latina chega este ano à 10ª edição. O Congresso Internacional de Inovação da Indústria será nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo. As inscrições para participar presencialmente ou de forma virtual foram abertas nesta quarta-feira (14) e poderão ser feitas na página do evento. Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Congresso idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) terá como tema a ecoinovação.


Ao longo de dois dias, líderes empresariais, acadêmicos, autoridades, além de especialistas internacionais e brasileiros discutirão os impactos da revolução digital sob diferentes perspectivas, além de abordar quais estratégias países e empresas têm adotado para avançar na corrida tecnológica aliada à sustentabilidade. O Brasil investe apenas 1,21% do PIB em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e ocupa a 54ª colocação entre 132 países no Índice Global de Inovação, posição incompatível com o fato de o país ser uma das 10 maiores economias do planeta. Nações como Israel e Coreia do Sul, por exemplo, investem mais de 5% de seus respectivos PIBs em P&D.


Nas nove edições já realizadas, o Congresso de Inovação reuniu representantes do setor empresarial, do poder público e da academia para trocar experiências e discutir soluções com foco na inovação, em busca da formulação de políticas públicas para fomento à competitividade do país.


Para este ano, a organização do evento confirmou a presença de especialistas e empresários estrangeiros e brasileiros, entre os quais da italiana Mariana Mazzucato. Uma das economistas mais influentes no mundo, ela é especialista em financiamento para inovação e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, além de autora de importantes livros sobre indústria e inovação. Uma série de patrocinadores já estão confirmados, como 3M, ABDI, Embrapii, GM, Totvs, Turku University e Tuzzi.


O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirma que a ecoinovação é fundamental para que as empresas se tornem mais competitivas e sustentáveis. “O Brasil precisa com urgência de uma política de longo prazo para a área de inovação aliada à agenda de sustentabilidade, com governança no alto escalão do governo e representatividade empresarial”, destaca.


“O Congresso de Inovação é um palco importante para debates, apresentações de tendências no Brasil e no mundo e para mobilizar indústrias e o poder público a serem mais inovadores e atentos às modernas exigências tecnológicas e de sustentabilidade, que são essenciais para a superação dos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, acrescenta Robson Andrade.


Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o Congresso Internacional de Inovação da Indústria é uma oportunidade ímpar para discutir o futuro sustentável da indústria brasileira. “O evento tem um papel fundamental ao abordar o tema da ecoinovação, que engloba os eixos estratégicos de descarbonização, energias renováveis, economia circular e bioeconomia”, ressalta.


“É essencial que a indústria brasileira esteja atenta a tais questões, pois a busca por soluções ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis é um caminho promissor para a competitividade e o desenvolvimento sustentável. O Sebrae, por sua vez, está comprometido em fomentar a inovação e a adoção de práticas sustentáveis em todos os setores da indústria, e o Congresso é uma oportunidade valiosa para compartilharmos conhecimentos, experiências e promovermos parcerias que impulsionem a ecoinovação no Brasil”, completa Décio Lima.


Ecoinovação em debate


A partir desta edição, o Congresso de Inovação passa a ser internacional, com a mobilização de instituições e empresas parceiras em diferentes países. O evento contará com a participação de delegações estrangeiras e terá a presença de palestrantes que trarão experiências de países que são referência em ciência, tecnologia e inovação.


O tema ecoinovação foi escolhido por ser uma tendência mundial que vem consolidando e promovendo mudança nos modelos de negócios das empresas e que se tornou fundamental para a construção de novos parâmetros de sustentabilidade e competitividade para o setor industrial, no Brasil e no mundo.


De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ecoinovação pode ser definida como a inovação que resulta na redução do impacto ambiental, realizada intencionalmente ou não. Frequentemente, os termos “inovação verde” e “inovação ambiental” também têm sido adotados nesse mesmo sentido.  


Mais notícias

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI

Inflação em queda permite ao Banco Central cortar Selic em 0,75 ponto percentual, afirma presidente da CNI