19 de July de 2023 - 10h39

Indústria Ciclo Cairu recebe alunos do SENAI de Cacoal em visita técnica

Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST), do SENAI de Cacoal, participaram de visita técnica, sob supervisão da professora Marcélia Kalke Cruz, à Cairu Indústria de Bicicletas, localizada no município de Pimenta Bueno. A visita técnica teve como objetivo a verificação dos riscos ambientais (químicos, físicos, biológicos, ergonômico e mecânicos) existentes nas atividades laborais e as medidas preventivas adotadas pela indústria.

Marcélia explicou que “os discentes conheceram in loco os processos produtivos e os respectivos responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos na empresa. Eles também identificaram possíveis riscos presentes nos ambientes, no desempenho das diferentes funções em cada setor. As observações tiveram o intuito unicamente de fundamentar atividades em sala na construção de Mapas de riscos”, disse.

A visita foi uma oportunidade de os alunos vivenciarem a aplicação das normas de segurança dentro de uma indústria. “Esse fator é fundamental na formação dos futuros Técnicos em Segurança do Trabalho, uma vez que é possível observar a aplicação das normas dentro das indústrias referente aos conteúdos estudados em sala de aula”, destacou o pedagogo Luis Adriano Fermow.

Segundo o aluno, Darlan Sansão Ronqueti, que é Jovem Aprendiz da Ciclo Cairu, “foi uma visita de muito aprendizado, que trouxe novos conhecimentos para todos nós que estudamos para nos aprimorar nesta área”.

Para o gerente da unidade do SENAI de Cacoal e Rolim de Moura, Rodolfo Lentz, que participou da atividade, "a visita técnica é uma oportunidade de os alunos vivenciarem a realidade das empresas do setor aliando a teoria e prática. Uma parte complementar do aprendizado muito importante, onde as habilidades desenvolvidas no ambiente de ensino técnico são vivenciadas”, afirmou.