05 de July de 2023 - 12h18

Inova SENAI Estadual 2023 classifica sete projetos do DR de Rondônia

Sete projetos, entre os 49 inscritos do Departamento Regional de Rondônia, estão selecionados para a fase estadual do “Inova SENAI 2023”. Foram escolhidas três propostas da unidade CETEM, de Porto Velho, três da unidade de Cacoal e uma do SENAI de Vilhena. Todos os projetos contaram com a participação de alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial (Básica ou Técnica), Qualificação Profissional ou Habilitação Técnica das respectivas escolas e atuaram sob a orientação de um professor responsável.

Do SENAI CETEM foram escolhidos os projetos Conecte Cacau, Extrusora de plástico PET para produção de filamento de impressoras 3D e Transportadora e separadora automatizada (TSA 4.0). Da unidade de Cacoal, foram selecionados, o Dispositivo de pedologia para plantio, Integração dos sistemas da indústria 4.0 juntamente ao sistema de inteligência artificial no agronegócio e SENDEVI (Solução para Pessoas com Deficiência Visual). Já da unidade de Vilhena, o projeto escolhido foi o Aplicativo de Gestão da Qualidade.

De acordo com o técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação – Cebep, apresentar soluções para problemas reais da indústria como atividade prática de aprendizado é o principal foco do desafio “Inova SENAI 2023”. “Neste ano, os projetos devem seguir o tema “Sustentabilidade na indústria – Como as empresas podem inovar em suas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) para garantir um futuro mais sustentável”.

Custódio explicou que as equipes passarão por uma fase de treinamento e terão que elaborar a lista de materiais necessários para confecção dos protótipos com prazo de entrega até 25 de julho. “A Cebep encaminhará o cronograma de treinamentos/mentorias para as equipes classificadas. Cada equipe terá orçamento de até R$ 4.285,00 para a compra dos materiais”.

O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho parabenizou todas as equipes que participaram do processo e tiveram os projetos selecionados. “O Inova SENAI Estadual - 2023 é uma ação de abrangência estadual direcionada a alunos, técnicos e docentes das unidades do SENAI-RO. “A iniciativa fundamenta-se na Metodologia SENAI de Educação Profissional que aposta no diálogo entre saberes e na interação entre pares para a solução de desafios, que despertam o prazer em aprender”, afirmou.

Os gerentes das unidades selecionadas, Cleber Santos (CETEM Porto Velho), Rodolfo Lentz (Cacoal) e Silvio Leite (Vilhena), são unânimes em ressaltar que os projetos, sejam de ensino ou de aprendizagem, à luz desta metodologia, devem ser integradores, proporcionando interdisciplinaridade dos conteúdos formativos abordados nas Unidades Curriculares de um ou mais módulos, cujas principais vantagens são: propiciar visão sistêmica, possibilitar a internalização da cultura de inovação e a tomada de decisão em situações inusitadas e imprevisíveis. Desta forma, desenvolvendo nos alunos a capacidade de aplicar em situações reais do mundo do trabalho, todos os conhecimentos e competências desenvolvidos durante a realização do curso.