IMPRENSA
18 de July de 2023 - 12h08

A- A A+

Professores e equipe pedagógica do SESI-RO participam de encontro de Educação Tecnológica

Formadores do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP), estiveram em Porto Velho para ministrar palestras no Encontro de Educação Tecnológica, que aconteceu no SESI-SENAI Lagoa, na capital, que teve como público alvo docentes e equipe pedagógica do Ensino Fundamental e Médio desta unidade e também de Nova Mutum, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal.

 

A iniciativa integra ações do Programa SESI de Educação Tecnológica e objetiva fortalecer a Rede ao promover a cultura de inovação com base em experiências pedagógicas exitosas relacionadas ao uso, acesso e criação de recursos tecnológicos nos espaços escolares. Os encontros acontecem em todos os Departamentos Regionais, onde os analistas técnicos educacionais Flávia Cristina Dozo, Moisés Silva e Rodrigo Russo Pereira, apresentam os novos materiais da educação.

 

Segundo Marcela Xavier, da Coordenação de Educação (Cebep), os temas abordados vão agregar na formação dos docentes, que utilizam as ferramentas didáticas-tecnológicas da programação em Coder Z, o Labdisc, a robótica Lego Spike Prime, além das ferramentas do Office 365 e da internet para o letramento digital, ferramentas digitais que as escolas SESI de Rondônia já possuem.

 

“Mediante formações como estas, os docentes compreendem cada vez mais que são mediadores no processo de ensino-aprendizagem e que o aluno não é apenas um receptor mais sim um protagonista em sua formação. Neste encontro, os multiplicadores expandiram os conhecimentos dos professores no uso das tecnologias, melhorar a prática didática dos docentes, reforçando que a Educação Tecnológica esteja presente em todas as áreas de conhecimento da educação básica para uma melhor formação ativa e conectada com o mundo cotidiano”, explicou Marcela.

 

De acordo com os formadores, o programa foi estruturado a partir da metodologia Steam (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, na sigla em inglês), favorecendo a aplicação de outras técnicas educacionais e também estimulando o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, atuação em equipe e administração de tempo, entre outras, mantendo a observância das necessidades da Indústria 4.0 e as demandas do mundo contemporâneo.

 

Para o professor Silvio Vichroski, do SESI de Vilhena, ao participar do treinamento, os docentes do SESI tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos no Programa SESI de Educação Tecnológica (Edtec), mais precisamente nas quatro Dimensões, que são: Pensamento Computacional, Letramento Digital, Design e Iniciação Científica.

 

“As dinâmicas propostas durante o dia contribuíram para que vivenciássemos na prática como cada dimensão atua dentro do programa”, afirmou Vichroski. “Outro ponto a se destacar, foi a ampliação da visão do programa, que não se restringe somente a expandir os conhecimentos no uso das tecnologias, como também melhorar a prática didática educacional sempre visando tonar os docentes e discentes cada vez mais fluentes no mundo digital”, pontuou.

 

De acordo com a coordenadora pedagógica do SESI-SENAI Lagoa, Juliane Loubach, “a capacitação foi muito produtiva, com atividades práticas que nos ajudaram a entender novas formas de desenvolver aulas mais dinâmicas, atrelando conceitos tecnológicos”.

 

Já a professora Kamila, da unidade de Cacoal, chamou sua atenção o foco na sistematização e análise das conclusões com vistas às expectativas dos participantes e aos objetivos iniciais, por exemplo, a oferta de educação de qualidade, pautada em metodologias ativas e estratégias inovadoras que possibilitem superar déficits educacionais e ainda o estímulo ao uso de equipamentos e materiais para que as unidades escolares assumam a cultura do aprender fazendo, observando as peculiaridades de cada área da educação Steam e do perfil dos estudantes, docentes e escolas da Rede SESI de Educação.

 

Conforme a professora Ingrid, da unidade de Pimenta Bueno, outros temas relevantes foram abordados, dentre eles, as dimensões da educação tecnológica, que inclui a iniciação científica, letramento digital, design, pensamento digital. “Outro ponto, a construção e desconstrução da formação, que passa pela estratégia de rodízio de estações para exploração do material EduTec com foco em cada uma das dimensões e proposições de reflexões e produções sob a perspectiva do professor e do estudante”, finalizou.

 

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue