14 de July de 2023 - 10h56

Conselheiros da FIERO empossados como representantes da entidade na Junta Comercial

Indicados pelo Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), os conselheiros Hélio Lins Ferreira e José Balbino Nascimento, nesta quinta-feira, 13, foram empossados, respectivamente como vogal titular e vogal suplente no colegiado da Junta Comercial de Rondônia (Jucer), órgão que tem como principal função armazenar, organizar e realizar registros de companhias para que possam exercer as suas atividades sem infringir a lei. Além disso, esse órgão também fica responsável pela abertura de empresas.

O conselheiro Hélio Lins ressaltou que “na condição de vogal, em meu segundo mandato de quatro anos, como representante da FIERO, continuaremos trabalhando em defesa do empresariado rondoniense”, garantiu. “A Jucer está hoje entre as cinco de todo o país, que registram avanço em termos de agilidade na tramitação dos processos e o trabalho do colegiado deve ser focado no sentido de colocar o estado no topo, em termos de inovação”, disse o conselheiro.

Conforme Lins, “estamos na Jucer representando uma entidade que defende os interesses dos empresários, pois a Federação é uma instituição patronal e nós representamos essa categoria também na Junta Comercial. A FIERO continua sendo parceiro deste órgão importante, contribuindo para o crescimento e o fortalecimento empresarial no estado. Para isso, a Jucer conta com quatro turmas de vogais que têm como função analisar e avaliar processos e dar parecer e caso haja alguma não conformidade, e então, relacionamos o que está faltando para o cliente providenciar”, afirmou.

Empossado como membro suplente do colegiado de Vogais da Jucer, José Balbino, presidente do Sindicato das Indústrias da Panificação de Rondônia (Sindipan-RO) e vice-presidente de Assuntos Sociais da FIERO, destacou que “a prioridade é prestar atendimento ao empresariado, facilitando, como vem sendo feito, a tramitação dos processos para viabilizar o trabalho empresarial no estado. Essa turma tem mandato de quatro anos e esperamos que a Junta permaneça no topo das demais Juntas Comerciais do Brasil e que melhore cada dia mais’’.

Balbino lembrou que a Jucer foi eleita por dois anos consecutivos como a mais célere do país, no ranking levantando pela Receita Federal. Um feito conquistado através de um grande esforço que terá continuidade com o novo colegiado que deve planejar estratégias para desenvolver trabalhos que resultem em um serviço cada vez mais efetivo e otimizado para a sociedade. ”Hoje a Jucer é uma junta moderna que vem simplificando e desburocratizando seus processos e procedimentos”, avaliou Balbino.

A pesquisa de disponibilidade de razão social também é uma das funcionalidades que o empresário pode encontrar na Junta Comercial. Ela tem como objetivo evitar que haja duplicidade e ocorram problemas jurídicos. Cabe aos vogais, entre outras atribuições, votar em julgamentos e relatar processos nas juntas comerciais, que executam e administram os serviços do registro público de empresas.