04 de July de 2023 - 12h28

SENAI e Energisa entregam certificados para formandos do Programa Jovem Aprendiz

A solenidade de entrega de certificados para os concludentes do curso de aprendizagem técnica em eletrotécnica, realizado pelo SENAI Cetem em parceria com a Energisa para o Programa Jovem Aprendiz, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3, no auditório da empresa em Porto Velho.

O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, participou do evento representando o Departamento Regional do SENAI–RO, ressaltou em seu discurso, que a Energisa tem sido uma parceira importante para o SENAI de Rondônia.

“Hoje ao entregarmos os certificados para 23 novos profissionais, gostaria de ressaltar que o conhecimento é fundamental e mesmo concluindo o curso, sabemos que o estudo nunca termina. Seja qual for a profissão, antes de tudo, vocês precisam ser excelentes leitores e isso é essencial, e não me refiro apenas à palavra impressa, mas a tudo que ocorre ao seu redor e com essa capacidade, vocês vão aprendendo e a junção de todo esse conhecimento vai fundamentar a tomada de decisão mais correta, a que fará a diferença”, pontuou Coelho.

A analista de Recursos Humanos (Recrutamento e Seleção), Glenda Mara dos Santos comentou que “hoje vocês encerram um ciclo e iniciam uma nova fase para galgar oportunidades profissionais. Cada um de vocês é um vencedor e merecem parabéns pelo empenho e dedicação. Com o intuito de auxiliar um pouco sobre qual direção seguir, trouxemos um material para apresentar como preparar um currículo e como se posicionar profissionalmente no mercado de trabalho”.

Glenda aconselhou os formandos a manter o currículo atualizado, com dados verídicos e informações importantes para a vaga a qual pretendem concorrer. “Fiquem atentos aos dados pessoais, porque muitas vezes não conseguimos contatar o candidato, pois o número do celular não está correto, informa o e-mail, mas nunca acessa. É importante também ser claro no objetivo principal quanto ao cargo que está concorrendo, não colocar informações desnecessárias, então quanto mais sucinto ao enumerar a experiência, educação e realizações profissionais ou acadêmicas, certamente vai atrair a atenção do recrutador”.

O coordenador de Construção, Subestação e Linhas de Transmissão, Thales de Aguiar Tavares, ressaltou que “os formandos aproveitem cada minuto para aprender mais e se aperfeiçoar e que mesmo sendo profissionais, não parem, continuem estudando, pois, os bons frutos serão colhidos ao longo da carreira e em nome da Energisa Rondônia parabenizo a todos e desejo sucesso”, disse.

Para a formanda Camila Sabrina Pinto de Souza – que foi oradora da turma - ter participado do curso do SENAI, com duração de um ano e quatro meses, foi uma alavanca para o início da sua carreira profissional. “O programa Jovem Aprendiz traz benefícios àqueles que têm a oportunidade de ser selecionados, principalmente porque constitui uma chance de entrar para o mercado de trabalho”, falou.

Já o jovem Bruno Henrique elogiou a metodologia de ensino do SENAI e a gama de conhecimentos dos professores. “A perspectiva é dar continuidade aos estudos, seguir com a carreira, me especializar ainda mais, inclusive estou cursando engenharia elétrica, na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Participar do Jovem Aprendiz na Energisa agregou muito aos meus conhecimentos e também contribuiu para o meu crescimento, não apenas profissional, mas pessoal”, finalizou.

Também marcaram presença, a coordenadora de Educação Kamila Andreza da Silva, que representou o gerente da unidade SENAI Cetem, Cleber Santos, o instrutor do curso de eletrotécnica, Michel Rodrigo Siepamann, funcionários da Energisa, dentre outros convidados.