24 de July de 2023 - 11h48

FIERO, SESI, SENAI e IEL contam com equipe de TI eficiente para atender o DR de Rondônia

O setor de Tecnologia da Informação, antes dito apenas como suporte na área profissional, ao longo dos anos passou de coadjuvante a protagonista, e hoje é visto como essencial. Isto, porque a vida das organizações, como a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais, SESI-SENAI e IEL, que com os avanços tecnológicos, passaram a depender da eficiência da informatização para agilizar os processos.

Na FIERO, o setor é responsável por manter o Datacenter e links de comunicação em pleno funcionamento; pelo suporte a usuários; a administração de contratos da TI; pela interface entre os clientes internos com os fornecedores de sistemas para melhoria continua dos softwares e processos.

Para o analista de redes da FIERO, Sérgio Benedito, a Coordenação de TI é responsável por garantir a criação e implementação de soluções de tecnologia capazes de: ampliar a produtividade dos negócios da instituição; garantir a segurança das informações, uma vez que lidam com informações de colaboradores, fornecedores, clientes, alunos e pacientes e de implementar a infraestrutura necessária para o funcionamento integral da empresa com alta disponibilidade e desempenho.

Conforme o analista, “a gestão da área de TI não lida apenas com computadores, mas gere os colaboradores para que tenham uma visão sistêmica de todo o negócio, buscando meios de tornar mais simples, prático, funcional e eficiente todos os processos”, disse.

A analista de sistemas, Elizangela da Costa Santos explicou que a tecnologia da informação tem espaço desde o suporte nos processos, até as tomadas de decisões e possibilita o monitoramento de dados, melhoria ao acesso das informações necessárias e acompanhamento da produtividade de uma empresa. Com a TI é possível fazer uma gestão mais assertiva e encontrar soluções inovadoras.

“A inovação é absolutamente essencial para o nosso trabalho”, afirmou Elizangela, que complemente destacando que “as redes de dados estão no centro de toda a infraestrutura tecnológica de uma empresa, conectando sistemas, dispositivos e pessoas. A tecnologia de rede está em constante evolução, e é necessário acompanharmos essas mudanças para garantir a eficiência operacional, a segurança e a capacidade de atender as necessidades crescentes da organização”.

A equipe de TI da FIERO-SESI-SENAI-IEL é composta pelo analista desenvolvedor Diego Gonçalves de Almeida, os analistas de sistemas Elizangela da Costa Santos, Jamys Solsol de Oliveira e Queliane Martins Batista e o analista de redes de dados, Sérgio Benedito dos Santos, todos lotados na Casa da Indústria, em Porto Velho.

Mais seis profissionais atuam nas demais unidades operacionais. Washington Luiz Rocha da Silva (SESI-SENAI Ariquemes); Fábio Adriano Willers (SESI-SENAI Cacoal); Brenda Franco Carrocia (SESI Pimenta Bueno); Alessandro Avelino de Siqueira Morais (SESI-SENAI Vilhena), Alcinei Pinheiro da Costa (SESI-SENAI Lagoa) e Luiz Alberto Silva Oliveira (SESI Saúde Porto Velho e SENAI CETEM).