21 de July de 2023 - 09h40

Presidente da FIERO agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont

Na tarde desta quinta-feira, 20, durante solenidade realizada na Base Aérea de Porto Velho, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, dentre outras personalidades locais, foi agraciado com a Medalha do Mérito Santos Dumont, condecoração criada para homenagear civis e militares por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira ou em reconhecimento de suas qualidades e valor em relação à aeronáutica.

A cerimônia, que contou ainda com a presença de oficiais da Aeronáutica, Exército e Marinha, integra as comemorações do aniversário dos 150 anos de nascimento do marechal do ar Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

O presidente da FIERO destacou a importância de Santos Dumont para a história da aviação brasileira. “Com orgulho recebi esta icônica medalha, que é um reconhecimento, uma homenagem que muito nos honra, principalmente de fazer parte da seleta galeria de civis agraciados”, disse.

Thomé ressaltou que “O Pai da Aviação foi sem dúvida uma das personalidades mais importantes da humanidade. Mediante seu pioneirismo na navegação aérea, ele permitiu ao mundo avançar em todos os ramos de desenvolvimento, tanto comercial quanto pessoal, encurtando as distâncias entre os territórios e garantindo maior liberdade de movimentos”, afirmou o líder empresarial.

Também estiveram na solenidade o superintendente da FIERO, Gilberto Baptista e o gerente da unidade SENAI CETEM e SESI Saúde de Porto Velho, Cleber Santos.

Sobre Santos Dumont

Nascido em 20 de julho de 1873, no interior de Minas Gerais, em cidade rebatizada com seu nome, Santos Dumont revelou ainda jovem seu perfil inventor e inovador e teve projeção internacional num tempo em que o mundo vivia muitas transformações tecnológicas. Desenvolveu balões e dirigíveis no fim do século XIX e no início do século seguinte. Em 1901, sobrevoou Paris pilotando um balão. Cinco anos depois, criou o 14-Bis, viabilizando o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar, e seguiu com contribuições importantes para a aviação, paixão à qual dedicou a vida.