IMPRENSA
06 de July de 2023 - 12h18

A- A A+

Alunos do quarto ano da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal promovem feira de trocas

Estimular valores como respeito, educação, ética, convivência, diálogo e cooperação, enfatizando ações relevantes para uma sociedade mais sustentável. Estes foram alguns dos objetivos da atividade de encerramento do primeiro semestre letivo “Criança criativa -Trocamos coisas e experiências”, com a participação de alunos do quarto ano da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal.

 

A turma seguiu a proposta do livro didático da disciplina de Língua Portuguesa, página 61, e organizou, sob a orientação da coordenadora de Educação, Rosiani Marli Módolo Brito, uma feira de trocas. “O ambiente escolar tem a função de promover saberes, descobertas, valores e assegurar o desenvolvimento dos alunos. Segundo Libâneo (2004), a escola é um ambiente aberto que compartilha valores, aprender conhecimentos e formar competências intelectuais, afetivas, éticas e sociais”, disse.

 

“Cada aluno trouxe objetos que queria trocar, como brinquedos, jogos, gibis, livros, álbum de figurinhas, figurinhas, etc. Após a feira, realizamos uma roda de conversa sobre a experiência de poder ter coisas legais sem gastar dinheiro, dando um destino importante para o que não estava usando mais. Levantou-se questões sobre a atividade”, explicou Rosiani.

 

De acordo com a coordenadora, “o Sistema Estruturado de Ensino SESI, oportuniza aos estudantes vivenciar mediante as atividades propostas temas que aproximam o conhecimento da sala de aula com a realidade em que os estudantes estão inseridos. Além da diversão a troca de brinquedos e objetos é uma ótima maneira de estimular o consumo consciente e reaproveitar aquele pertence que seria descartado”, afirmou.

 

Conforme o gerente da unidade, Rodolfo Lentz, os alunos aprendem não apenas importantes conceitos históricos, mas entendem na prática o valor maior envolvido em processos de troca, que podem ser a solidariedade e a proteção do meio ambiente, a preservação de recursos fundamentais à vida no planeta.

 

Lentz destacou que a atividade também abriu espaço para o conteúdo histórico quando se falou no escambo, uma relação comercial à base de troca que deu início ao comércio, mais tarde mediado por moedas e, depois, o dinheiro de papel, como conhecemos hoje. “As metas foram desenvolver em nossas crianças cidadãos éticos, dignos, capazes, responsáveis e participativos para uma sociedade mais sustentável”, finalizou.

 


Mais notícias

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura