21 de July de 2023 - 14h09

FIERO participa de evento sobre inovação e novas perspectivas para Rondônia e Porto Velho

Ao participar do I Encontro do Ecossistema Local de Inovação Vale do Madeira, em Porto Velho nesta quinta-feira, 20, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, afirmou que a entidade, junto com o SENAI, trabalha para promover a inovação no estado, buscando novos caminhos para seu desenvolvimento econômico. O evento ocorreu no Salão de Convenções da FIERO e contou com a participação de pesquisadores e empresários.

Thomé credita ao Ecossistema Local de Inovação (ELI) a criação da rede em favor da agenda da inovação. “A construção desta pauta é fruto da mobilização e união entre empresas, entidades e academia, numa mesma direção que, por meio da ciência e da pesquisa, podemos identificar caminhos para a estruturação de novos negócios, que gerem mais renda e que agreguem mais valor e empregos para a população de Rondônia”, afirmou.

O presidente da FIERO apresentou as potencialidades da indústria, de que forma a federação trabalha e como as entidades (FIERO, SESI, SENAI e IEL) se relacionam com demais parceiros, como a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), SEBRAE, IFRO, Instituto Amazônia+21. Essas instituições têm em comum e trabalham em prol do desenvolvimento econômico, e promoção de negócios sustentáveis na Amazônia”, comentou.

Na oportunidade, Thomé parabenizou o presidente do ELI, Leandro Dill pela condução do processo de organização deste ecossistema e de que forma ele pode contribuir para a criação de novas oportunidades em Porto Velho e Rondônia, por meio de estudos e pesquisas.

Para Dill, “pessoas que quiserem empreender, as empresas que quiserem inovar em Porto Velho, agora podem contar com a ajuda do ELI e acessar uma rede de atores que podem apoiá-los, com mentorias na elaboração de projetos e planos de negócio, como ter acesso a créditos, resultando no aumento da competitividade das empresas existentes e novas estartups”, afirmou.

Sobre o ELI

Um ecossistema de inovação se caracteriza por um conjunto de relações complexas que se formam entre os atores ou entidades que estão envolvidos para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação. É, portanto, composto de atores e elementos necessários para que os empreendimentos inovadores aconteçam.

Neste contexto, o ELI é composto por empreendedores, organizações públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação e governo que, de forma colaborativa, desenvolvem ações conjuntas para o fortalecimento da inovação no município.

O planejamento do ecossistema de inovação de Porto Velho iniciou com a identificação dos setores estratégicos para o município, que foram analisados a partir do cruzamento das informações entre as atividades econômicas mais representativas ao município, relacionadas à inovação e tecnologia, com o potencial tecnológico existente. Neste sentido três setores prioritários foram definidos: bioeconomia, agronegócio e saúde.