IMPRENSA
10 de August de 2023 - 11h02

A- A A+

Programa SESI de educação tecnológica é tema de treinamento para docentes da unidade de Vilhena

A capacitação, ministrada pelo professor Silvio Luiz Vichroski, responsável pela Educação Tecnológica no Núcleo de Formação Docente e Mentoria do Departamento Regional de Rondônia, teve como público alvo docentes da unidade SESI-SENAI de Vilhena, que fizeram uma imersão ao novo Programa, que tem como foco a geração de práticas educativas que cultivem a criatividade e o protagonismo dos alunos. Com três horas de duração, o treinamento aconteceu na sala maker da unidade.

O professor Vichroski abordou temas como material didático, metodologia, e aplicação na prática. “Os docentes participantes adquiriram conhecimento sobre as quatro dimensões do programa, que são, design; letramento digital; iniciação científica e pensamento computacional. Desta forma, eles terão mais segurança no planejamento e aplicação das aulas de Educação Tecnológica”, explicou.

No ponto de vista do professor de Matemática, Marcos Mucke, o material do Programa SESI de Educação Tecnológica é rico e atualizado. Para ele, isso facilitará a aplicação com os estudantes além de desenvolver competências e habilidades que estejam em sintonia com os desafios do futuro.

Já a professora Adriana Willers, de Língua Portuguesa e Produção de Texto, “a capacitação é de extrema importância, pois com as oficinas práticas conseguimos entender melhor como realmente o programa deve fluir.  Esse programa ajudará tanto nós professores como nossos estudantes a nos tornarmos cada vez mais fluentes no mundo digital, pois as aulas são baseadas em metodologias ativas”, afirmou.

Conforme o gerente da unidade, Silvio Leite, a tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Mediante a tecnologia, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadores.

“O SESI utiliza a tecnologia como aliada do aprendizado” ressaltou Leite. “Essa capacitação ministrada pelo professor Silvio Vichroski, que é prata da casa e profundo conhecedor das inovações tecnológicas voltadas à educação. “Esse é um conteúdo essencial para que os nossos docentes possam dominar determinados assuntos e apresentá-los de forma mais simples, direta e objetiva, porque a absorção das novas tecnologias nas aulas poderá, ainda, aumentar a participação, a criatividade e a proatividade”, finalizou Silvio Leite.


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL