IMPRENSA
27 de July de 2023 - 11h44

A- A A+

SENAI-RO adquire kits Indústria 4.0 para potencializar formação para atender o setor produtivo

A Indústria 4.0, também conhecida como a 4a Revolução Industrial, tem pautado a estratégia de países e também grandes, médias e pequenas empresas. Esse acontecimento revolucionário é composto por uma variedade de conhecimentos e tecnologias que estão remodelando os processos fabris e os negócios hoje e no futuro.

 

Neste contexto, o SENAI de Rondônia está com investimentos focados objetivando avançar na oferta de formação de vanguarda para atender as demandas das indústrias neste novo desafio. As unidades do SENAI em Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, CETEM e Lagoa, ambas em Porto Velho, serão beneficiadas com o recebimento do kit.

 

O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, classificou como ambicioso e robusto este inovador projeto que vai atender todas as unidades do SENAI em Rondônia. “A Indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos e aumentando a produtividade mediante o uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor”.

 

“Nosso objetivo é oferecer ao setor produtivo profissionais qualificados e habilitados nas tecnologias da indústria 4.0. Entre as novidades, está o kit didático composto por quatro bancadas (estoque, processo, montagem e expedição) que incluem recursos de sistemas de visão, computação em nuvem, internet das coisas (IoT), robótica colaborativa, inteligência artificial, entre outras. A estrutura poderá ser utilizada na capacitação de estudantes de pelo menos 29 cursos técnicos e superiores – com previsão de ampliação de alcance - nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica, tecnologia da informação (hardware e software), automação e mecatrônica e telecomunicações”, explicou Coelho.

 

De acordo com o diretor regional do SENAI, Alex Santiago, os investimentos que estão sendo feitos pela entidade elevam a qualidade do ensino profissional a patamares equivalentes aos observados em nações proeminentes, por exemplo. “São tecnologias presentes em países consagrados, onde o ensino profissionalizante é bastante valorizado. Viabilizar a oferta de formação focada na indústria 4.0 vai assegurar que o setor industrial tenha à disposição profissionais especializados e mantenha a capacidade de inovar”, afirmou Santiago.

 

“A indústria 4.0 é a união de diferentes tecnologias ciber-físico para habilitar um processo produtivo com maior qualidade e velocidade”, comentou o diretor do SENAI-RO, “estamos focados em atender uma indústria cada vez mais conectada e digital. Tópicos relacionados à quarta revolução industrial passaram a ser incorporados aos cursos da entidade como temas centrais ou transversais”, comentou. 


Mais notícias

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0