07 de August de 2023 - 15h01

Construção da ponte binacional e duplicação da BR-364 facilitarão negócios, avalia FIERO

Investimentos em infraestrutura, como a construção da ponte binacional, ligando as cidades de Guajará-Mirim à Guayaramerin (Bolívia), e a duplicação da BR-364 no trecho entre Candeias do Jamari e Pimenta Bueno, vão incrementar o escoamento da produção rondoniense e a interligação com os mercados consumidores dos países andinos. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, (FIERO), Marcelo Thomé, vinda dos ministros dos transportes, Renan Filho e de Portos e Aeroportos, Marcio França para anunciar essa obra e demais caracteriza uma conquista, que contempla o setor produtivo e o Estado como um todo.

Para Thomé, a conclusão da ponte, vai possibilitar o acesso aos portos chilenos a partir de Rondônia, passando pela Bolívia. “É um significativo avanço no modal rodoviário, para levarmos nossa produção até o mercado asiático por esta rota e, trazer produtos que impactam na nossa produção, em especial, na agropecuária”, afirmou. O presidente da FIERO citou o exemplo do sal utilizado na nutrição animal, que hoje é oriundo do estado do Rio Grande do Norte, há mais de 6 mil quilômetros de distância. “A Bolívia pode ser uma grande fornecedora desse insumo há uma distância de cerca de 1500 quilômetros, aumentando consideravelmente a competitividade da nossa produção agropecuária”, complementa.

Esse incremento reafirma o potencial de Porto Velho como importante eixo logístico da produção do arco-norte brasileiro. “Esses investimentos em infraestrutura conectando o Brasil aos países vizinhos abre uma série de possibilidades positivas para o fortalecimento da capital como hub logístico, além de abrir novas oportunidades de negócios para Nova Mamoré e Guajará-Mirim, que hoje sofrem um uma relativa depressão econômica”, enfatiza.

Duplicação da BR-364

O anúncio da assinatura do contrato do projeto da duplicação da BR-364, é outro ponto comemorado pelo presidente da FIERO, pois além de agilizar o transporte de cargas, trará mais segurança para quem transita na rodovia. “Hoje a rodovia tem um enorme fluxo de caminhões, ônibus e carros de passeio, e na medida que Porto Velho e Rondônia se consolidam como rota de escoamento, há uma pressão sobre o modal rodoviário, que hoje encontra-se em um pré colapso com filas de caminhões em épocas de safra. A FIERO parabeniza a iniciativa do governo federal e abraça toda a iniciativa que vem para reduzir as desigualdades regionais e melhorar a infraestrutura logística, em especial na extensão da BR-364, pois além ser fundamental para a economia, é crítica para a vida das pessoas que vivem em Rondônia”, afirma.