22 de August de 2023 - 10h39

SENAI-RO ministra cursos do programa Geração Emprego

A aula inaugural das turmas de Mecânica de Manutenção de Motocicletas em Injeção Eletrônica, Mecânico de Manutenção de Ar Condicionado Automotivo e Montador e reparador de Computadores, do Programa Geração Emprego, fruto da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), foi realizada nesta segunda-feira, 21, no espaço Soraia Vilela, nas dependências do SESI Lagoa, em Porto Velho.

Dentro deste programa, além da Capital, foram abertos cursos em Costa Marques (Informática Básica), Jaru (Mecânica e Manutenção de Refrigeração e Climatização Residencial), Nova Brasilândia (Informática Aplicada aos Processos de Escritório e Operação em Retroescavadeira), Pimenta Bueno (Mecânica em Manutenção de Máquinas Industriais), Rolim de Moura (Operador de Empilhadeira), São Miguel do Guaporé (Confeitaria - bolos e cupcakes) e Seringueiras (Mecânica e Manutenção de Motocicletas com Injeção Eletrônica, Corte e Costura e Informática básica). Neste primeiro momento, são 14 cursos com turmas de 30 alunos.

Ao dar às boas-vindas aos novos alunos, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, afirmou que o SENAI cumpre seu papel em entregar mão de obra qualificada em Rondônia a ser absorvida pelas indústrias locais. “E ao levarmos os nossos cursos para as demais cidades do Estado que não possuem nossas unidades físicas aumentamos nossa capilaridade e resultado do programa SENAI Vai Até Você”, declara.

Thomé complementou afirmando que a diretoria chegou à conclusão de que ao descentralizar a oferta dos cursos, o SENAI promove a formação profissional, não apenas nas cidades em que há as nossas escolas, mas onde a população rondoniense precisa. Por isso fizemos robusto investimento em carretas, contêiner e kits didáticos para podermos democratizar o acesso à educação profissional”, ressalta.

Ao finalizar suas palavras, o presidente da FIERO agradeceu ao vice-governador e secretário da SEDEC, Sérgio Gonçalves, pela confiança junto ao SENAI, “para que hoje se inicie um ciclo próspero, profícuo e longevo de uma parceria que pode sem dúvida nenhuma mudar o perfil de competência dos trabalhadores de Rondônia e consequentemente, dar as condições para que a indústria rondoniense continue crescendo”, completa.

Ao fazer uso da palavra, Sérgio Gonçalves, comentou que o SENAI é um parceiro de longa data e que ao fortalecer esta relação, quem ganha é o mercado de trabalho, que recebe profissionais com cursos especializados em diversas áreas. “O governo tem política de valorização pró-trabalhador com objetivo de gerar um ambiente de riqueza em nosso Estado. Por isso, aproveitem ao máximo esses cursos pois temos demanda de mercado que necessita de profissionais qualificados. Portanto, persistam, tenham foco, pois a recompensa está logo à frente”, reforça.