IMPRENSA
31 de August de 2023 - 12h20

A- A A+

Unidade SESI de Pimenta Bueno realiza torneio de robótica

O torneio de robótica da unidade SESI de Pimenta Bueno iniciou com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos das turmas do 6º, 7º e 8º anos. A cada exposição, os discentes recebiam os feedbacks dos jurados sobre o desempenho, postura, conteúdo e didática utilizada entre outros requisitos. A fase seguinte, foi a do torneio de mesa com a montagem dos robôs.

 

O evento, que ocorreu na quadra da escola, trouxe à tona a criatividade, o aprendizado e a paixão dos jovens estudantes pela robótica. Durante a competição os alunos também demonstraram o comprometimento com a equipe e o fortalecimento da importância do uso da tecnologia na sua formação.

 

Onze equipes participaram do torneio e a campeã geral foi a “Capivaras Eólicas”, do 6º ano. No projeto de inovação o primeiro lugar ficou com a “Renewable Robots”, do 7º. No desafio do robô, a equipe “Spirit Core”, do 8º ano. Já na categoria Design do robô, o destaque ficou com a “Seven Birds”, do 6º. No quesito animação os “Autobots”, da 7ª série foram nota dez. No Core Values, a “Energy Bots”, também da 7ª, foi a vencedora.

 

O gerente Diógenes Pierre destacou a presença dos familiares que ali estiveram para prestigiar e torcer por seus filhos. “Temos uma compreensão profunda da importância da educação tecnológica e da robótica, eles traçaram os objetivos gerais. Tudo em sintonia com o objetivo maior de promover o aprendizado e a inovação. Foi com satisfação e orgulho que vimos a participação ativa dos alunos e familiares neste torneio de robótica”, disse.

 

Segundo o gerente, uma das características mais notáveis do torneio foi a abordagem criativa das equipes para solucionar os desafios. “A inovação estava em destaque em cada canto da arena. Além da competição, o evento proporcionou oportunidades de aprendizado. As equipes interagiram entre si, compartilhando ideias e conhecimentos. Mentores estavam presentes para oferecer insights valiosos e orientação técnica. Esse espírito colaborativo refletiu o verdadeiro cerne da comunidade de robótica”, afirmou.

 

Ainda conforme Pierre, o torneio foi uma celebração da tecnologia, da criatividade e do engajamento da próxima geração de inovadores. “À medida que os robôs enfrentavam os desafios propostos, eles também enfrentavam o futuro com confiança e entusiasmo. O evento não só promoveu a robótica, mas inspirou os participantes a continuarem explorando, aprendendo e construindo um mundo movido pela tecnologia. Não devemos analisar apenas como uma competição, mas como uma oportunidade para os alunos explorarem, aprenderem e crescerem como indivíduos e futuros profissionais no campo da tecnologia”, pontuou.

 

Para Brenda Carrocia “participar da banca, avaliar os projetos foi uma experiência incrível. Os alunos apresentaram um excelente potencial e foram verdadeiramente inspiradores. Foi um grande prazer fazer parte desse momento”.

 

No ponto de vista da coordenadora pedagógica Renata Gaede a robótica transcende barreiras disciplinares. Ela abrange conceitos de matemática, ciência, engenharia e programação de maneiras que não apenas consolidam o que eles aprendem em sala de aula, mas os desafiam a aplicar esse conhecimento de maneira prática e criativa. Essa abordagem interdisciplinar ajuda a fortalecer a compreensão dos conceitos teóricos, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo.

 

“Testemunhar o progresso dos alunos ao longo do tempo, foi uma das partes mais gratificantes”, comentou a professora Ingrid Machado. “Ver suas ideias evoluírem em projetos funcionais, observar o aprimoramento de suas habilidades de programação e o fortalecimento de sua confiança à medida que superavam desafios é verdadeiramente inspirador. Meu trabalho, mais que ensinar, é cultivar uma paixão duradoura pela tecnologia em cada um deles. Ao criar uma atmosfera de exploração, experimentação e aprendizado divertido, espero que levem consigo o desejo de continuar explorando o mundo da tecnologia, independentemente de seus caminhos futuros”.

 

Pierre fez questão de agradecer àqueles que formaram a mesa julgadora, entre eles, a analista de aquisições Gesiel Pereira de Albuquerque, a assistente administrativo Brenda Carrocia, a coordenadora pedagógica Renata Gaede e o convidado engenheiro civil Marcos da Silva.

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue