IMPRENSA
29 de August de 2023 - 13h42

A- A A+

SESI-RO dá início a EJA Profissionalizante em Porto Velho

As aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante, resultado do convênio entre o Serviço Social da Industria (SESI) e Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), tiveram início nesta segunda-feira, 28, na unidade SESI Lagoa de Porto Velho. A aula inaugural serviu para apresentação das etapas do curso aos alunos que durante 12 meses terão a oportunidade de concluir as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e garantir uma qualificação profissional.


Em breves palavras, o gerente de Educação do SESI-SENAL-IEL, Jair Coelho incentivou os participantes ao afirmar que a educação é um dos melhores investimentos para o futuro. “Tudo faz parte do aprendizado e recomeçar é o primeiro passo para trilhar novos horizontes”, afirma. Coelho também ressaltou a importância da parceria com a prefeitura, que vislumbrou a expertise do SESI enquanto educação básica e o SENAl na educação profissional. Aproveitem ao máximo e tenham sucesso”, enfatiza.


Ao dar as boas-vindas aos alunos da EJA Profissionalizante, a gerente da unidade SESI Lagoa, Juliane Loubach utilizou palavras de estímulo aos alunos, afirmando que nunca é tarde para concluir os estudos. Também aproveitou para informar as opções que o SENAI disponibilizou para esta modalidade. “Foram ofertados os cursos de mecânica automotiva, madeira e mobiliário, panificação e eletricista automotivo, que possuem grande aceitação no mercado de trabalho. E vocês podem ser empreendedores, com seu próprio negócio”, pondera.


A coordenadora pedagógica da unidade, Vanessa Souza explicou a metodologia de ensino a ser utilizada, sendo 30% presencial e 70% com Ensino à Distância (EAD), informando que elas terão toda a flexibilidade que o estudante precisa para conciliar jornada de trabalho e estudos. Ela apresentou a pedagoga da EJA, Lucélia Santos e os professores Diego Bezerra, Adriana Simões e Ademir Pires, que ministrarão e acompanharão os estudantes durante a jornada.


A secretária municipal de Educação Glaucia Negreiros, que também participou da aula inaugural da EJA Profissionalizante reforçou a importância do convênio com o SESI e o SENAI e também proferiu palavras de estímulo aos alunos. “Nunca é tarde para estudar, pois é possível aprender em qualquer momento da vida. O importante é que este novo modelo de EJA apresentado pelo SESI e SENAI vai permitir que vocês concluam seus estudos já com uma profissão”, enfatiza.


Embora as aulas já tenham iniciado, o SESI informa que ainda há vagas disponíveis para a EJA Profissionalizante. Os interessados podem fazer sua inscrição na unidade do SESI Lagoa, de Porto Velho, à avenida Rio de Janeiro, das 14 às 19 horas. No ato da matrícula, deve apresentar duas fotos 3x4 atualizadas; identidade e CPF; histórico escolar original ou atestado de escolaridade e comprovante de residência atualizado com o Código de Endereçamento Postal (CEP) válido.


Entusiasmo


As irmãs Cleidiana Dantas Tavares, de 38 anos e Vanessa Dantas, de 30, moradoras do município de Candeias do Jamari, estão entre os 34 alunos matriculados na EJA Profissionalizante e bastante entusiasmadas com o retorno aos bancos escolares. Cleidiana informou que parou de estudar aos 16 anos para cuidar do filho recém-nascido. Já Vanessa também explicou que optou por interromper os estudos após o casamento.


“Agora, com meu filho maior, foi a hora de voltar a estudar”, informou Cleidiana. Vanessa comunga da mesma vontade de concluir o Ensino Fundamental para partir em novas perspectivas. “Eu pretendo seguir estudando e entrar na faculdade. Tenho muita vontade de cursar psicologia, e o fato de iniciarmos o curso juntas, eu e minha irmã, é que uma incentivará a outra”, disse animada com o retorno.


Mais notícias

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI

Inflação em queda permite ao Banco Central cortar Selic em 0,75 ponto percentual, afirma presidente da CNI