22 de August de 2023 - 11h46

23 de 29 setores da indústria se dizem confiantes em agosto, afirma CNI

Esse é o melhor índice de confiança desde outubro de 2022. Neste mês, quatro setores da indústria cruzaram a linha da falta de confiança para um estado de confiança

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de agosto mostra que 23 de 29 setores industriais, todos os portes de indústria e quatro regiões do Brasil, com exceção do Sul, estão confiantes. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), neste mês, a confiança está disseminada no setor industrial. Foram ouvidos 1.963 empresários entre 1º e 9 de agosto.

Com a melhora no ânimo, o índice subiu em 20 setores, incluindo quatro setores da indústria que passaram do patamar de falta de confiança para a confiança: Metalurgia, Produtos de metal, Móveis e Veículos automotores.

A confiança recuou em oito setores, entre eles, o Têxtil cruzou a linha da confiança para a falta de confiança. Saiu de 52 pontos para 49,3 pontos. No setor de Calçados e suas partes, o ICEI permaneceu estável em 52,1 pontos.

Como o ICEI funciona?

O ICEI varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário.

Na avaliação da economista da CNI, Larissa Nocko, entre os fatores que influenciaram o resultado do indicador estão o primeiro corte da taxa básica de juros, anunciado no início de agosto; a perspectiva de trajetória de queda da Selic ao longo do segundo semestre de 2023; além do desempenho positivo no varejo, no setor de serviços e no mercado de trabalho formal.

Os setores mais confiantes da economia são: Perfumaria, limpeza e higiene pessoal, com 59,6 pontos; Extração de minerais não-metálicos, com 56,8 pontos; Manutenção e reparação, com 56,5 pontos; e Biocombustíveis, que subiu para 56,2 pontos.

Os setores com menos confiança são: Madeira, que caiu de 44,2 pontos em julho para 43,8 pontos agosto; Produtos de borracha passou de 44,8 pontos para 44 pontos em agosto; e Couros e artefatos de couro, onde a confiança recuou dois pontos e ficou com 46,7 pontos neste mês.

Região Sul se aproxima da linha divisória entre falta de confiança e confiança

A confiança avançou em todas as regiões do Brasil. A maior alta ocorreu na região Centro-Oeste na passagem de julho para agosto, com aumento de 3,1 pontos. Também houve forte avanço nas regiões Nordeste, com alta de 2,3 pontos, e no Sudeste, onde o ICEI Setorial subiu 2,2 pontos.

A melhora do indicador foi mais moderada nas regiões Sul, com alta de 1,1 ponto, e Norte, onde subiu 0,9 ponto. A região Sul é a única com falta de confiança, mas o indicador está em 49,9 pontos, bem perto da linha de corte e próxima dos 50 pontos.