IMPRENSA
25 de August de 2023 - 10h00

A- A A+

Presidente da FIERO destaca papel da Amazônia no futuro sustentável durante evento em Natal

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, que também representa a Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Conselho Orientador do Fundo Amazônia (COFA), defendeu um novo modelo industrial, o combate às desigualdades regionais e o protagonismo da Amazônia para uma economia verde, em palestra no evento Sistema FIERN Experience, realizado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, Rio Grande do Norte. A fala de Thomé ganhou repercussão e foi recebida como referência de uma posição mais forte do setor produtivo brasileiro por uma economia mais sustentável.

 

Com uma visão direcionada sobre a importância da Amazônia no desenvolvimento sustentável para o Brasil e o mundo, a palestra de Marcelo Thomé trouxe informações e esclarecimentos sobre o Fundo da Amazônia, indicando prioridades e possiblidades de acesso aos recursos administrados pelo BNDES. Thomé destacou a importância do COFA como instrumento crucial para a preservação da Amazônia, que desempenha um papel vital na regulação do clima global e na conservação da biodiversidade.

 

O presidente também pontuou sobre o potencial do Brasil como protagonista na economia global de baixo carbono. Enfatizou a vasta extensão de recursos naturais e a capacidade do país de liderar a transição para modelos econômicos mais sustentáveis, impulsionando a produção de energias renováveis e promovendo a eficiência energética.

 

Ele destacou o papel fundamental da indústria nessa transição para uma economia mais verde, pois o setor representa um dos principais pilares da economia nacional, com função crítica para a disseminação de práticas sustentáveis. Ao investir em tecnologias limpas, reduzir as emissões de carbono e adotar processos de produção mais eficientes, a indústria não só contribui para a proteção do meio ambiente, mas também impulsiona a sua própria eficiência e competitividade.

 

Marcelo também falou sobre o Instituto Amazônia+21, organização dedicada à promoção de negócios sustentáveis na Amazônia, unindo esforços do setor privado, organizações não governamentais e comunidades locais. O instituto é um exemplo inspirador de como a sustentabilidade e a preservação ambiental podem andar de mãos dadas com o crescimento econômico setorial e territorial, gerando oportunidades de vida para as pessoas nas suas próprias comunidades, nas cidades, campos e florestas. Todas essas abordagens estão focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e na agenda ESG, conceito voltado para a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas e negócios.

 

O Sistema FIERN Experience acontece dia 24 e 25 de agosto, reunindo especialistas, líderes empresariais e autoridades para debater o futuro da indústria, mudanças climáticas e outros temas relacionados à sustentabilidade. Gratuito e aberto ao público o evento faz parte das comemorações de 70 anos de fundação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte.

 

Imagem: FIERN


Mais notícias

Programa do governo deve impulsionar o mercado de crédito, avalia CNI

SUDAM promove oficina na FIERO para redução de imposto para pessoa jurídica

Fintech apresenta soluções financeiras para a indústria

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá