18 de August de 2023 - 08h47

Arquiteto da FIERO, matriculado na UniSENAI, destaca curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

A UniSENAI, como parte do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, desempenha um papel crucial na formação e capacitação de profissionais para atender às demandas da indústria. A instituição oferece cursos de alta qualidade, que se alinham diretamente às necessidades do mercado de trabalho. A UniSENAI é conhecida por sua abordagem prática e orientada para o setor industrial, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo real.

O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho esteve à frente do acolhimento e boas-vindas para o colaborador Leone Augusto Leitão, arquiteto da equipe de engenharia da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), aprovado em processo seletivo para o curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, da UniSENAI.Digital.

De acordo com Jair Coelho, o SENAI atua com ensino superior há mais de 26 anos e possui 35 faculdades distribuídas em 13 estados, com três centros universitários localizados na Bahia, Santa Catarina e Paraná. São mais de mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação com conceito 4 e 5 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Ainda conforme o gerente de Educação, Rondônia é polo dos Centros Universitários da Bahia e Santa Catarina, autorizado para os cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “A UniSENAI tem o objetivo de contribuir com a transformação social por meio da educação de qualidade. “Nossa responsabilidade social está fortemente alinhada com o desenvolvimento de projetos que atendam a necessidade da comunidade e solucionem problemas complexos de uma indústria em constante transformação”, disse.

“Acredito que vivemos em uma era onde os dados desempenham um papel fundamental em quase todos os aspectos da sociedade e da indústria”, afirmou o colaborador. “A Ciência de Dados e a Inteligência Artificial têm o potencial de transformar a maneira como abordamos problemas complexos, desde a tomada de decisões empresariais até a resolução de questões científicas. Estou fascinado pela ideia de explorar dados, identificar padrões ocultos e utilizar algoritmos de inteligência artificial para criar soluções inovadoras”.

Leitão escolheu este curso por acreditar que essas áreas têm o potencial de causar um impacto significativo na sociedade e na tecnologia. Minhas expectativas são aprender profundamente, aplicar esse conhecimento de maneira prática e, eventualmente, contribuir para avanços na área e na resolução de problemas complexos. O curso e semipresencial, e uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento teórico e prático de forma flexível, tornando-o uma escolha valiosa para quem deseja se destacar no setor industrial.

Quanto às suas expectativas, o acadêmico ressaltou que “espera adquirir uma sólida base teórica e prática nestas áreas. Desejo dominar as ferramentas e técnicas necessárias para examinar, analisar e interpretar grandes conjuntos de dados, além de ser capaz de projetar e implementar sistemas de Inteligência Artificial que possam melhorar processos e tomar decisões de maneira mais eficiente”, declarou.

A técnica da Cebep, Marcela Vieira explicou que os cursos de graduação do UniSENAI contam com diferenciais. “Cem por cento dos docentes são profissionais com larga experiência no mercado. A matriz curricular está alinhada às necessidades do mercado e validada por empresas referência nos setores. “Você será valorizado no mercado com o certificado de peso do SENAI, reconhecido pela sua qualidade educacional e alto índice de empregabilidade”, pontuou.

Marcela lembrou que a UniSENAI.Digital reúne cursos de graduação e pós-graduação para quem busca um ensino flexível com metodologias inovadoras, currículo atualizado com as demandas do mercado e excelência acadêmica. Nas graduações, as aulas são on-line e as avaliações presenciais, nos polos dos estados. Já as pós-graduações são 100% on-line, com a possibilidade de imersões presenciais.

Colaboradores, trabalhadores da indústria e comunidade podem ingressar participando de processo seletivo simplificado. Os candidatos podem ingressar via análise do Histórico Escolar do Ensino Médio, Nota do Enem, diploma de graduação e/ou outra forma divulgada, sempre respeitando o edital de seleção. Por ano, são abertos dois processos seletivos para ingressos aos cursos de graduação. Cabe salientar que para funcionários das casas FIERO, SESI, SENAI e IEL e seus dependentes, a UniSENAI disponibiliza desconto de 30 por cento.