IMPRENSA
05 de September de 2023 - 11h43

A- A A+

SESI-SENAI-IEL Lagoa reúne estudantes do terceiro ano do NEM para teste vocacional

Alunos da 3ª série do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, realizaram teste de orientação vocacional/profissional, ministrado pela psicóloga Janaína Marinho. Além do teste, a profissional promoveu uma roda de conversa com o objetivo de comentar a importância do teste, respondeu indagações e sanou dúvidas dos estudantes.

A psicóloga explicou que teste vocacional é uma ferramenta que busca avaliar o perfil de cada pessoa, e direcioná-la para a melhor escolha sobre qual carreira seguir. “O teste ajuda a entender mais sobre as habilidades e aptidões, indicando as melhores carreiras para o perfil de cada aluno, com base nos interesses e preferências pessoais”, disse. 

Janaina destacou que, normalmente os testes vocacionais são construídos por psicólogos, especialistas em carreira e autoconhecimento, assim como instituições focadas em orientação vocacional e profissional.

Segundo a gerente Juliane Loubach Sordino, a atividade objetivou ajudar os alunos a ter um panorama geral dos seus pontos fortes, seus interesses e ao mesmo direcionar na escolha de suas carreiras.

A coordenadora pedagógica da unidade, Vanessa Souza, enfatizou que "esse momento é de suma importância e trará inúmeros benefícios, contribuindo com o reconhecimento das habilidades profissionais que nossos educandos almejam seguir", explicou.

De acordo com a pedagoga Sussileide Morais, quando o aluno tem um direcionamento claro de como é o mercado profissional, esse pode se preparar melhor para o futuro.  “Quando o discente já sabe para aonde ir, qual faculdade fazer, qual profissão seguir, seu tempo se torna muito mais produtivo, e todo recurso é um investimento no futuro", afirmou. 

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue

Simulados de provas são essenciais para os alunos, diz gerente de Educação

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva