11 de September de 2023 - 08h52

Jornada Compliance conscientiza importância do programa e da pesquisa de maturidade

A Assessoria Compliance FIERO, SESI, SENAI e IEL, realizou mais uma etapa da jornada de Compliance, que começou dia 14 de agosto, quando aconteceu a divulgação da cartilha de Compliance, disponibilizada para todos os colaboradores via e-mail corporativo. O receptivo realizado na Casa da Indústria ocorreu simultaneamente em todo o Departamento Regional de Rondônia.

De acordo com a gestora da área de Compliance, Raimunda Queiroz, “cada unidade contou com um ponto focal, e as respectivas equipes no auxiliaram nessa divulgação, porque eles estão em contato direto com o colaborador, e com atingimos o máximo de colaboradores e eles, desta maneira estejam envolvidos nessa ação de Compliance, que não é só da área, é de todos”, afirmou.

Na ocasião, Raimunda, o analista de Compliance, Arthur Toledo, a estagiária Gleyziely Victoria Lucena Benarrosh e ainda Mileisi Luci Fernandes, advogada II do Jurídico, Zoraci Guimarães e Rosalina Nicocelli, do Recursos Humanos, Ruth Muniz, do Cerimonial, recepcionaram cada colaborador da Casa da Indústria, na chegada do expediente para falar da pesquisa.

“É importante a opinião de todos. A pesquisa conta com objetivas e diretas. É muito simples, e queremos atingir o máximo de colaboradores para que estejam nessa mesma jornada conosco. Então é algo para marcar, para ser registrado para a força de trabalho do regional todo”, pontuou Raimunda.

Segundo Raimunda Queiroz, a cartilha foi criada para que os funcionários entendessem qual a função e o que o programa impacta na atividade de todos os setores dos braços operacionais da Federação. Além da cartilha também foi disponibilizada a pesquisa de maturidade de Compliance. “A pesquisa foi elaborada via plataforma Google Forms, e é muito simples, porque você pode acessar pelo celular, pelo notebook, pela sua estação de trabalho. Com os resultados vamos identificar quais são os pontos que nós temos de melhorar, se estamos ou não chegando até o colaborador”, disse.

Raimunda ressaltou ainda que “o programa vai fazer dois anos de implantação e precisamos medir o que foi feito e como o colaborador enxerga o Compliance.  Essa pesquisa vai de 4 a 11 de setembro. Até o final deste ano, vamos empreender muitas ações envolvendo todas às unidades do Departamento Regional de Rondônia. Por exemplo, na semana de 11 a 15 de setembro, vamos realizar visitas técnicas às unidades SESI e SENAI localizadas no estado”, disse.

Segundo o analista de Compliance Arthur Toledo “para marcar o início da jornada e dar início da pesquisa de maturidade, pensamos em recepcionar os funcionários na Casa da Indústria, que receberam um marcador de página com uma mensagem do Compliance e contendo um QR Code que direciona para a cartilha, que tem diretrizes básicas, conceitos relacionados ao Compliance, que é para fazer justamente o alinhamento, e disponibilizamos o mesmo recurso nos nossos banners. Tudo para que cada colaborador tenha acesso à cartilha e também possa responder à pesquisa”, disse.

Toledo falou que números foram entregues aos colaboradores da Casa da Indústria e no final do dia, houve o sorteio de dois brindes. Foram contempladas as colaboradoras Malu Oliveira, da Coordenação de Licitações e Contratos e Marcela Vieira, da Cebep.

“Quero parabenizar a Raimunda e a equipe por esse trabalho muito importante que vem sendo realizado há meses, junto às unidades”, comentou a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, Juliane Loubach. Outro que fez questão de elogiar a equipe de Compliance, foi o gerente do SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre. “A Jornada do Compliance, foi uma iniciativa de extrema importância, pois dessa forma, é possível interagir com todos os colaboradores do sistema, fortalecendo cada vez mais os objetivos da ação”.

Já o gerente da unidade SENAI Cetem e SESI Saúde Porto Velho, Cleber Santos comentou que “em resumo, a assessoria de Compliance é crucial para manter a conformidade legal, proteger a reputação e reduzir riscos, contribuindo para o sucesso a longo prazo da organização. A pesquisa é uma ferramenta importante para avaliar a eficácia do programa de conformidade de nossa organização e identificar áreas que precisam de melhorias”, comentou.

O superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago ressaltou que “o principal objetivo do Compliance é contribuir para que as ações da empresa estejam de acordo com as normas vigentes (sejam elas leis ou regulamentos internos). Quanto à iniciativa da equipe da área, realmente todos estão de parabéns pelo acolhimento e divulgação da cartilha e da pesquisa de maturidade”, finalizou.