IMPRENSA
12 de agosto de 2019 - 10h58

A- A A+

Pacto pela Aprendizagem conta com apoio e participação da Fiero

Dia D da educação em Itapuã do Oeste marcou o lançamento do projeto Todos Unidos no Pacto pela Aprendizagem

 

Idealizado pelo senador Confúcio Moura, o Pacto de Aprendizagem tem a meta de mudar o perfil da educação a partir dos municípios, inicialmente conquistando um saldo positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A cidade de Itapuã do Oeste foi o cenário escolhido para o ponta pé inicial das ações do projeto, que conta com o apoio e participação da Fiero e seus braços operacionais Sesi, Senai e IEL, dentre outras instituições.

 

O lançamento oficial aconteceu no último sábado, 10, na praça Ayrton Senna, em Itapuã do Oeste, onde foram montadas barracas e disponibilizados serviços das 9 às 13 horas, voltados à educação, tendo como foco a comunidade local. Além de pactuar o termo compromisso público pela educação de qualidade, as equipes Sesi, Senai e IEL, respectivamente realizaram avaliação de Bioimpedância com orientação profissional​; oficina recreativa de jogos de tabuleiro (xadrez e dama) ​; atividade de Tênis de Mesa​; atividades recreativas em campo (futebol, recreação, dinâmicas, gincana); apresentação de balé; mesa da Robótica, Conexão Mundo, Drone, Educação Básica e cadastro de estagiários​.

 

O superintendente Gilberto Baptista ressaltou que a iniciativa do senador encontrou na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Sistema Fiero) mais um parceiro para esta importante iniciativa voltada à educação. “A Fiero acredita que a educação tem o poder de mudar a realidade dos municípios através de ensino e aprendizagem para formar uma nova camada de alunos, que serão melhores profissionais e atuarão como multiplicadores do que aprenderem.

 

Segundo o superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago destaca a relevância da iniciativa. “O Pacto pela Aprendizagem converge diretamente à filosofia e os pilares da Rede Sesi de Educação e do Senai, ou seja, garantir aprendizado é uma das principais metas que almejamos alcançar em Rondônia com o objetivo de parar de produzir analfabetos funcionais. Parabenizamos o senador Confúcio Moura pela iniciativa”, disse.

 

Santiago reitera o ponto de vista do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, ao afirmar que a Fiero acredita na educação é ferramenta de transformação da realidade da criança e do adolescente, fazendo dele um cidadão melhor, sabedor dos seus direitos e deveres. “A melhoria da educação é nossa responsabilidade e ao apoiarmos a iniciativa do senador, estamos contribuindo para o sucesso deste projeto fundamental. Este pacto é construído com a sociedade. Todos os entes têm que contribuir: professores, diretores, corpo técnico da escola, alunos, pais e prefeito”, afirma.

 

O coordenador do projeto, Waldo Alves explica que o programa inova ao compartilhar as iniciativas com diferentes níveis de governo, setor privado e a sociedade civil. “Sem a participação de todos, não há garantia dos melhores resultados quanto à melhoria da qualidade do ensino e alcance dos benefícios previstos ao município”, pontua.

 

De acordo com o senador Confúcio Moura o pacto pela aprendizagem é um compromisso conjunto para o desenvolvimento de projetos educacionais efetivos, o qual funcionará como um mecanismo fixo de discussão entre a sociedade em geral, os entes e/ou poderes, na busca de melhorias para os alunos da educação básica. “Queremos unir forças com o Senado Federal e as escolas públicas de Rondônia, para a melhoria da qualidade do ensino, assim obtendo avanços significativos para o desenvolvimento de projetos educacionais efetivos, funcionando como um mecanismo de debate entre a sociedade geral e os poderes para a melhoria da educação básica”, garante.

 

“Neste primeiro momento foram beneficiados 2.700 alunos da rede básica em Itapuã do Oeste. Inauguramos a Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe e entregamos à população as escolas de ensino fundamental Sossego da Mamãe e Doutor Custódio que foram completamente revitalizadas pela 17º Brigada de Infantaria e Selva. Agradeço a todos que apoiaram e acreditaram no projeto”, finalizou o parlamentar.

 

O Projeto tem como parceiros a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero); Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria (Senai); Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Sebrae; Faculdade São Lucas, Escola do legislativo / Assembleia Legislativa, 17ª Brigada do Exército Brasileiro, Unir, dentre outros parceiros.

 

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

 


Mais notícias

Escola SESI Lagoa encerra ano letivo com tradicional evento recreativo

Reunião estreita laços entre SESI, SENAI e ACIJ

Com aceleração da economia, pequenas indústrias se recuperam no terceiro trimestre

Aluno SESI de Pimenta Bueno conquista bronze na Olimpíada Nacional de Ciências