12 de agosto de 2019 - 10h58

Pacto pela Aprendizagem conta com apoio e participação da Fiero

Dia D da educação em Itapuã do Oeste marcou o lançamento do projeto Todos Unidos no Pacto pela Aprendizagem

Idealizado pelo senador Confúcio Moura, o Pacto de Aprendizagem tem a meta de mudar o perfil da educação a partir dos municípios, inicialmente conquistando um saldo positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A cidade de Itapuã do Oeste foi o cenário escolhido para o ponta pé inicial das ações do projeto, que conta com o apoio e participação da Fiero e seus braços operacionais Sesi, Senai e IEL, dentre outras instituições.

O lançamento oficial aconteceu no último sábado, 10, na praça Ayrton Senna, em Itapuã do Oeste, onde foram montadas barracas e disponibilizados serviços das 9 às 13 horas, voltados à educação, tendo como foco a comunidade local. Além de pactuar o termo compromisso público pela educação de qualidade, as equipes Sesi, Senai e IEL, respectivamente realizaram avaliação de Bioimpedância com orientação profissional​; oficina recreativa de jogos de tabuleiro (xadrez e dama) ​; atividade de Tênis de Mesa​; atividades recreativas em campo (futebol, recreação, dinâmicas, gincana); apresentação de balé; mesa da Robótica, Conexão Mundo, Drone, Educação Básica e cadastro de estagiários​.

O superintendente Gilberto Baptista ressaltou que a iniciativa do senador encontrou na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Sistema Fiero) mais um parceiro para esta importante iniciativa voltada à educação. “A Fiero acredita que a educação tem o poder de mudar a realidade dos municípios através de ensino e aprendizagem para formar uma nova camada de alunos, que serão melhores profissionais e atuarão como multiplicadores do que aprenderem.

Segundo o superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago destaca a relevância da iniciativa. “O Pacto pela Aprendizagem converge diretamente à filosofia e os pilares da Rede Sesi de Educação e do Senai, ou seja, garantir aprendizado é uma das principais metas que almejamos alcançar em Rondônia com o objetivo de parar de produzir analfabetos funcionais. Parabenizamos o senador Confúcio Moura pela iniciativa”, disse.

Santiago reitera o ponto de vista do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, ao afirmar que a Fiero acredita na educação é ferramenta de transformação da realidade da criança e do adolescente, fazendo dele um cidadão melhor, sabedor dos seus direitos e deveres. “A melhoria da educação é nossa responsabilidade e ao apoiarmos a iniciativa do senador, estamos contribuindo para o sucesso deste projeto fundamental. Este pacto é construído com a sociedade. Todos os entes têm que contribuir: professores, diretores, corpo técnico da escola, alunos, pais e prefeito”, afirma.

O coordenador do projeto, Waldo Alves explica que o programa inova ao compartilhar as iniciativas com diferentes níveis de governo, setor privado e a sociedade civil. “Sem a participação de todos, não há garantia dos melhores resultados quanto à melhoria da qualidade do ensino e alcance dos benefícios previstos ao município”, pontua.

De acordo com o senador Confúcio Moura o pacto pela aprendizagem é um compromisso conjunto para o desenvolvimento de projetos educacionais efetivos, o qual funcionará como um mecanismo fixo de discussão entre a sociedade em geral, os entes e/ou poderes, na busca de melhorias para os alunos da educação básica. “Queremos unir forças com o Senado Federal e as escolas públicas de Rondônia, para a melhoria da qualidade do ensino, assim obtendo avanços significativos para o desenvolvimento de projetos educacionais efetivos, funcionando como um mecanismo de debate entre a sociedade geral e os poderes para a melhoria da educação básica”, garante.

“Neste primeiro momento foram beneficiados 2.700 alunos da rede básica em Itapuã do Oeste. Inauguramos a Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe e entregamos à população as escolas de ensino fundamental Sossego da Mamãe e Doutor Custódio que foram completamente revitalizadas pela 17º Brigada de Infantaria e Selva. Agradeço a todos que apoiaram e acreditaram no projeto”, finalizou o parlamentar.

O Projeto tem como parceiros a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero); Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria (Senai); Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Sebrae; Faculdade São Lucas, Escola do legislativo / Assembleia Legislativa, 17ª Brigada do Exército Brasileiro, Unir, dentre outros parceiros.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero