04 de September de 2023 - 10h00

Equipe do IEL-RO e Mercado integram programação da Feira Anual de Estágios e Negócios do Ifro na capital

Profissionais do Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) e da área de Mercado do SESI-SENAI-IEL, no período da manhã e noite, participaram da Feira Anual de Estágios e Negócios realizada pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro - Campus Zona Norte), com o objetivo de divulgar para os alunos do Ensino Médio e Ensino Superior, informações sobre estágio, cadastros, cursos e serviços ofertados pelas instituições.

De acordo com a analista de educação Thansey Constantino, essa foi uma oportunidade para conversar com os estudantes sobre as áreas de atuação do IEL, gestão da inovação e programas como o Inova Talentos visando fortalecer a parceria, almejando futuros novos eventos. “É fundamental que eles saibam que essa experiência via estágio possibilita afirmar ou modificar a visão profissional, além de ser uma ótima oportunidade para aprimorar e/ou desenvolver novas habilidades. Sem dúvida alguma, o estágio é primordial para a formação profissional do estudante, pois abre portas para o mundo do trabalho”, afirmou.

“Considerando nossa participação na Feira de Estágio e Negócios do Ifro, acredito que é essencial que o IEL esteja presente nesses eventos organizados para os estagiários”, afirmou a analista de educação Michele Souza. “Isso nos oportuniza o contato mais próximo com eles para que possamos orientá-los em relação ao site, como fazer cadastro e acessar os editais e vagas disponibilizadas no portal, além de sanar dúvidas diversas que os estudantes possam ter em relação ao IEL e a Lei do Estágio, de forma mais apropriada e efetiva”.

A coordenadora de estágio do Instituto Federal de Rondônia (Ifro - Campus Zona Norte), Geliane Dorneles, destacou que o Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) é um parceiro assíduo e destacado da instituição na captação de alunos e indicação para estágios. “Temos a satisfação em recebê-los sempre em todos os eventos, justamente para fortalecer um contato maior entre os alunos e o Instituto, para que possam tirar dúvidas, como fazer seus cadastros no site, quais as informações necessárias”, disse.

Geliane comentou que “é importante ressaltar que os alunos têm um carinho maior por esse estágio, por esse programa de jovem aprendiz que ele entra mediante o IEL, por ser uma oportunidade de mostrarem seus conhecimentos na prática e ter aquela chance de ser contratado”.

Segundo o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o Ifro tem sido parceiro, não apenas do IEL, mas do SESI e SENAI. “Então, eles nos convidaram para participar dessa feira que contou com a presença das analistas de educação Thansey Constantino e Michele Souza, pela manhã, e do José Henrique, da área de mercado, à noite. É fundamental que os estudantes tenham acesso ao mundo do trabalho, ainda cursando o Ensino Médio e/ou Superior, porque é uma experiência enriquecedora para o seu aprendizado, discernimento e visão de mundo”, comentou.

Ainda conforme Coelho, o IEL esteve presente como intermediador para que eles possam ter um canal de ingresso numa oportunidade de estágio. “Essas parcerias são bem-vindas, porque SESI, SENAI e IEL, historicamente, sempre foram favoráveis a essas aproximações”.