IMPRENSA
06 de September de 2023 - 09h11

A- A A+

SESI Saúde de Rondônia realiza campanha de conscientização Setembro Amarelo

Setembro é o mês de sensibilização global em relação à saúde mental e o Serviço Social da Indústria anuncia o lançamento da campanha Setembro Amarelo 2023, promovida pela Gerência de Saúde e Segurança da Indústria e Promoção da Saúde. Durante o período os colaboradores da FIERO, SESI, SENAI e IEL e também os trabalhadores das industrias atendidas pelo SESI-RO, receberão materiais desenvolvidos mediante o projeto "SPS on-line Serviço de Promoção da Saúde" diretamente em seus e-mails.

Esses recursos incluirão orientações, informações sobre como identificar os sinais de alerta e detalhes sobre os recursos de apoio disponíveis. Além disso, exploraremos a importância da prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação saudável como fatores fundamentais para o bem-estar mental.

 “Esta ação é mais do que um esforço de conscientização. É uma resposta urgente às estatísticas preocupantes que afetam não apenas o Brasil, mas nosso estado”, afirmou a gerente executiva de Saúde e Segurança da Indústria e Promoção da Saúde do SESI-RO, Maria Lúcia da Silva Santos. 

Dados nacionais revelam que a saúde mental é uma preocupação crescente. De acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens e adultos de 15 a 29 anos no Brasil, com um aumento de 49,3% entre 2016 e 2021. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio. A depressão atinge cerca de 5,8% da população brasileira. Já distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3% das pessoas que vivem no Brasil.  

Em Rondônia, a realidade não é diferente. O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) traz um destaque relacionado ao estado. Em 2022 a taxa de suicídios por 100 mil habitantes foi de 20,7% equivalente a 328 casos registrados. 

De acordo com Maria Lúcia, diante dessas estatísticas alarmantes, o objetivo principal desta campanha é fornecer informações cruciais relacionadas à saúde mental, com foco na prevenção do suicídio em adultos e adolescentes, bem como no enfrentamento da depressão e ansiedade. “Sabemos que vivemos em tempos desafiadores, onde o estresse do cotidiano pode ter um impacto significativo em nossa saúde mental. Portanto, é imperativo que estejamos preparados com conhecimento e ferramentas para enfrentar essas questões com resiliência e empatia”, pontuou.

Lúcia alertou que a saúde mental é um patrimônio inestimável, e todos desempenhamos um papel vital na promoção do bem-estar dos colegas de trabalho, amigos e familiares. “A Campanha de Saúde Mental do Setembro Amarelo é uma oportunidade para fortalecer o convívio no ambiente familiar, no trabalho e na sociedade, oferecendo apoio quando necessário e desmistificar os desafios relacionados à saúde mental”, explicou.


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL