IMPRENSA
21 de September de 2023 - 08h23

A- A A+

Gerência de Saúde e Segurança na Industria do SESI-RO alerta para os perigos do calor extremo

Evitar atividades físicas que demande muito esforço sob o sol; cuidar da hidratação e ter sempre uma garrafinha de água à mão, mesmo em casa; dar preferência a alimentos frescos, frutas e verduras, são algumas dicas da Gerência de Saúde e Segurança na Industria (SSI) do SESI-RO, devido ao calor extremo que vai atingir 15 estados, entre eles, Rondônia, conforme dois dos principais institutos de meteorologia do país, o Climatempo e a MetSul Meteorologia.

A equipe de SSI acrescenta outras formas de se proteger para enfrentar o calor extremo, pois é fundamental adotar precauções com o intuito de minimizar riscos à saúde. Recomenda-se evitar a exposição direta ao sol entre 10 e 16 horas, período em que os raios solares são mais intensos. Além disso, atividades físicas extenuantes sob o sol devem ser evitadas, porque podem levar a problemas de saúde, como desidratação e insolação. 

A hidratação é outro ponto crucial, alerta a gerente de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde SESI-RO, Maria Lúcia dos Santos Silva. “Manter-se bem hidratado é essencial para enfrentar o calor. Ter uma garrafa com água sempre à mão, mesmo em casa, é uma prática recomendada. Além disso, dar preferência a alimentos frescos, frutas e verduras ajuda a manter o corpo saudável”.

Lúcia também sugere algumas estratégias adicionais. Buscar locais com sombras é uma medida importante ao permanecer ao ar livre. O uso de protetor solar a cada duas horas, especialmente no rosto, braços e pernas e demais partes do corpo com exposição ao sol é fundamental para evitar danos à pele.

“Manter ambientes domésticos e de trabalho bem ventilados ou climatizados ajuda a aliviar o desconforto causado pelo calor. Em veículos, é aconselhável evitar os horários de pico no trânsito, mas, caso seja necessário sair nesse período, manter os vidros abertos e o ar-condicionado ligado até o ambiente se tornar confortável, são práticas recomendadas”, ressaltou a gerente.

Já o engenheiro de Segurança do Trabalho, Rafael Dias de Souza, da equipe de SSI-SESI-RO, explica que em situações inevitáveis de exposição ao sol, é aconselhável o uso de roupas claras, leves, óculos escuros, bonés e chapéus. “É crucial estar ciente de que o aumento da temperatura pode resultar em insolação, desmaios, desidratação e doenças de pele, além de afetar o funcionamento do corpo. É importante ressaltar que grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e animais de estimação, merecem atenção especial”, pontuou.

Souza lembra que a previsão de altas temperaturas exige uma atenção redobrada à saúde e segurança das pessoas. O bloqueio atmosférico que impede a passagem das frentes frias ampliará ainda mais o impacto desse calor excessivo. “Portanto, é fundamental seguir as recomendações e tomar medidas preventivas”.

A MetSul adverte para um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil nos próximos dias. As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos.

As altíssimas temperaturas estão previstas nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. O Climatempo explica que a causa é um bloqueio atmosférico, que não irá deixar as frentes frias passarem do Rio Grande do Sul para o restante do país e assim, a maior parte do país terá uma longa sequência de dias de sol forte e calor muito acima do normal para esta época do ano.

 


Mais notícias

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem