IMPRENSA
20 de September de 2023 - 10h20

A- A A+

Gerencia de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI-RO promove capacitações na Casa da Indústria

Com o propósito de cumprir as leis, normas regulamentadoras e garantir o bem-estar dos colaboradores, educadores como também os trabalhadores das industrias, a Gerência de Saúde e Segurança na Industria do SESI-RO realiza uma série de capacitações nos meses de setembro e outubro.

 

De acordo com a gerente de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde SESI-RO, Maria Lúcia dos Santos Silva, “as capacitações, não apenas fortalecerão as habilidades técnicas dos profissionais, mas promoverão um ambiente de trabalho seguro e saudável nas indústrias, unidades e escolas do SESI. Esses cursos representam um compromisso contínuo com a excelência na gestão de saúde e segurança dos trabalhadores das indústrias como também no ambiente de trabalho de nossos colaboradores”, destacou.

 

Direcionado para profissionais de educação, o curso Primeiros Socorros com Ênfase na Lei Lucas nº 13.722/2018, acontece nos dias 22, sexta-feira, (das 14 às 18 horas) e 23, sábado, (das 8 ao meio dia), no SESI-SENAI Lagoa, em Porto Velho.

 

Lúcia explica que a Lei Federal Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018 tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino. Este curso visa preparar esses profissionais para identificar, agir preventivamente e atender vítimas em situações de emergência e urgências médicas. Os participantes aprenderão a reconhecer sinais e sintomas, acionar serviços de emergência e realizar ações simples para preservar a vida até a chegada do suporte médico especializado.

 

De 26 a 28, será ministrado o curso Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) - Setor da Construção Civil. Sendo a parte teórica (26 e 27) no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), em Porto Velho, das 8 às 18 horas. No dia 28, é a vez da parte prática, que vai contar com visitas a algumas obras locais.

 

“Este curso, direcionado a engenheiros e técnicos de Segurança do Trabalho do SESI-RO”, afirma Lúcia, “tem como objetivo qualificar esses profissionais para atender às exigências dos órgãos fiscalizadores, em conformidade com as normas regulamentadoras. A capacitação aborda a integração das NR1 e NR18, com foco em auditoria para o setor da indústria da construção civil, sendo essencial para garantir a segurança nesse campo de atuação, e o cumprimento das normas no ambiente de trabalho”, disse.

 

Para outubro, conforme o engenheiro de Segurança do Trabalho, Rafael Dias de Souza, da equipe de SSI-SESI-RO, a área vai promover mais três cursos: Suporte Básico e Avançado de Vida (de 3 a 4) para enfermeiros das unidades SESI-RO

 

Brigada emergencial contra incêndio (dia 6), para colaboradores da FIERO, SESI, SENAI e IEL, e ainda o curso básico de Primeiros Socorros (dia 13) para o mesmo público alvo.

 


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim