IMPRENSA
15 de September de 2023 - 10h45

A- A A+

Ação educativa vinculada ao projeto de matemática visa elevação da qualidade de ensino do SESI Nova Mutum

Denominado “Problemas Mágicos”, a ação educativa desenvolvida pela professora Rosicleide Ramos, da unidade SESI Nova Mutum, reuniu alunos do terceiro ano para resolver problemas matemáticos envolvendo as quatros operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. A ideia está vinculada a um projeto maior de matemática integrante do Plano de Elevação da Qualidade em relação aos resultados e melhoria do ensino.

A atividade objetivou ainda integrar família e escola. Para tanto, contou com o diferencial da presença de Shayene Riquiere, responsável pelo aluno Isaac Riquiere, 3º ano, que ministrou uma aula referente à disciplina. Em outro momento serão convidados mais pais ou responsáveis para participarem das atividades diferentes.

A professora Rosicleide explicou que para o SESI essa integração é de fundamental importância, principalmente no fortalecimento do processo de desenvolvimento das habilidades dos alunos. “Com esse intuito, tivemos a mãe Shayene Riquiere, que participou caracterizada de mágico. Além de aguçar a curiosidade em cada mágica, os alunos se envolveram na construção de conceitos e novas habilidades”, comentou.

No ponto de vista da docente, essa forma lúdica de ensinar matemática vem sendo apresentada como instrumento metodológico privilegiado de ensino, indicado para proporcionar ao aluno o desenvolvimento psíquico, o raciocínio lógico e a capacidade de aprender, levando-o a analisar, interpretar, estabelecer regras, conviver e interagir com seus pares, bem como contribuir para a socialização e formação de pessoas autônomas, além de desenvolver, especialmente, o raciocínio lógico matemático.

A pedagoga Ana Paula parabenizou a professora Rosicleide pela iniciativa e à convidada Shayene Riquiere, pela disponibilidade. “Ações como essa intensificam o processo de ensino aprendizagem e torna a rotina escolar prazerosa e encantadora. A ludicidade é uma importante ferramenta para uma aprendizagem significativa, principalmente ao envolver nossos alunos em questões exigindo cálculo mental e agilidade na solução dos problemas”, disse.


Mais notícias

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim