IMPRENSA
10 de setembro de 2019 - 09h06

A- A A+

Parlamentar de Rondônia assina adesão ao MRPE

A assinatura de adesão da deputada federal (PP-RO) Jaqueline Cassol ao Movimento Rondônia pela Educação (MRPE) e a entrega simbólica das apostilas do projeto Educação para o Futuro aos representantes e alunos de escolas da rede pública de Porto Velho; Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, foram dois momentos de destaque da 12ª reunião ordinária do Conselho de Governança do MRPE, que aconteceu nesta segunda, 9, no salão de convenções da Fiero, na capital.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé lembrou que tem contado com a articulação de entidades, empresas e pessoas, que estão dispondo de seu tempo para apoiar a melhoria do ensino em Rondônia. “O Sebrae, parceiro deste movimento desde o primeiro instante, construiu uma ação de apoio às escolas municipais com a formatação e entrega de apostilas, tendo como objetivo a melhoria dos resultados do Ideb. É mais uma ação dentro deste movimento chamado Rondônia pela Educação”, pontuou.

Thomé ressaltou que a adesão da deputada Jaqueline Cassol fortalece ainda mais o MRPE, pois há uma sensibilização e envolvimento também da classe política e isso é determinante para o sucesso da ação. “A participação do Legislativo neste processo é fundamental para continuarmos defendendo a bandeira da educação de Rondônia. O propósito do Movimento sempre foi reunir pessoas que tenham compromisso com a melhora da educação, para garantir emprego e renda e formar uma mão de obra melhor, desta forma contribuir para o desenvolvimento do Estado ”, disse.  

A parlamentar louvou a importância do Movimento que há três anos está trabalhando em prol da melhoria da educação para o desenvolvimento do estado e do país. Também parabenizou a Fiero e o presidente Marcelo Thomé pela iniciativa de trazer nova luz à educação rondoniense.

Jaqueline Cassol destacou que um dos compromissos de seu mandato é trabalhar pelo fortalecimento e incentivo da educação no país. “Conheci o Movimento Rondônia pela Educação através do superintendente do Sebrae-RO, Daniel Pereira, que em nome do presidente Marcelo Thomé, convidou-me a participar desta reunião do Conselho de Governança do MRPE. Perguntei logo onde assino?

Como centenas de lideranças e instituições, a deputada federal Jaqueline Cassol, a primeira parlamentar a aderir ao Movimento, agora integra o grupo que atua em prol da educação de Rondônia. “É muito importante lutar por esta bandeira que é a melhoria da educação e louvo a iniciativa da Fiero, do presidente Marcelo Thomé e todos àqueles que também se dedicam a esta nobre missão”, afirma.

O reitor do Instituto Federal de Rondônia – IFRO-RO, Uberlando Tiburtino falou sobre formação profissional nos níveis médio e superior; formação de professores e jovens empreendedores e projetos voltados ao empoderamento socioeconômico de mulheres na Amazônia, dentre outros.

Em seguida, o diretor superintende do Sebrae-RO, Daniel Pereira falou do projeto Educação para o Futuro e o programa de Educação Empreendedora, de acordo com ele, mais uma ação do MRPE, programa lançado em 2016, e que envolve lideranças políticas, instituições e entidades na realização de projetos e ações, cujo principal objetivo é zerar o analfabetismo em Rondônia.

O projeto Educação para o Futuro, idealizado pelo Sebrae, produziu apostilas oferecendo conteúdos de reforço escolar, complementando as matérias aplicadas durante a carga horária normal de ensino nas escolas públicas. O material oferece conteúdos de Português, Matemática (que são as matérias avaliadas para o Ideb), além de Educação Empreendedora, Educação Financeira e Cooperativismo.

 “Vamos fazer uma grande união de esforços para colocar Rondônia entre os melhores índices de Ideb do Brasil. Seguimos articulando e buscando mais adesões para melhorar o ambiente escolar e, consequentemente, alcançar índices de excelência em nossa educação básica”, comemora o superintendente do Sebrae-RO.

O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Rondônia (MTE-RO) e conselheiro do Sesi e Senai, Maurício Vaz, 2° diretor-secretário, José Carlos de Moura Lopes e Sebastião Avalone Lira de Freitas, do Conselho Fiscal da Fiero marcaram presença no evento, assim como representantes dos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, que receberam as apostilas do projeto Educação para o futuro.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

 




Mais notícias

Encontros empresariais debatem tendências em economia circular e propostas para melhorar saúde suplementar, no dia 24 de setembro, em São Paulo

Campanha Compre de Rondônia visa promover os produtos locais

Alunos da Escola Sesi-Senai-IEL de Pimenta Bueno participam do projeto Sistema Monetário

Aluna da Escola Sesi-Senai-IEL de Cacoal é destaque na fase estadual do Joer 2019