IMPRENSA
15 de September de 2023 - 09h38

A- A A+

Simbologia é tema de aulão para alunos do Novo Ensino Médio SESI-SENAI Lagoa

As turmas da 2ª e 3ª Séries do Novo Ensino Médio (NEM) da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho, participaram de aula interativa sobre o tema “Simbologia”, ministrada pelo professor Marcelo Ferreira Alencar Mourão, Graduado em História pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

 

O objetivo da atividade foi contextualizar os objetos da história - Homem, Tempo e Fato com a prova de Ciências Humanas no Enem. O professor explicou que “o tempo é cíclico e que temos uma visão linear da história, e que esses momentos de interação e questionamentos são de extrema importância para os educandos”.

 

A pedagoga Heleny Nunes que acompanhou as turmas nas atividades juntamente com as docentes Edileuza Botelho e Liliana Borges, destacou a atividade como essencial, pois o professor Mourão ilustrou sua aula com símbolos e objetos relacionados à progressão temática. “A interação e participação dos alunos foi significativa, uma vez que entenderam que todas as sociedades humanas possuem símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações ou ideias, sendo umas das formas de representação da realidade”, disse.

 

A coordenadora pedagógica Vanessa Souza lembrou que a simbologia é a ciência que estuda a origem, a interpretação e a arte de criar símbolos. “Todas as sociedades humanas possuem símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações ou ideias, sendo umas das formas de representação da realidade. Toda nação precisa de representação, e os símbolos são as melhores formas de expor seus modelos de governo, seus costumes e identidade”.

 

De acordo com a gerente Juliane Loubach Sordino “a aula trouxe à pauta um tema significativo que contribuiu com o aprendizado e preparação de nossos alunos para o Enem, uma vez que os símbolos assumem na vida dos seres humanos uma relevância muito grande. Sem eles, as pessoas não teriam capacidade de comunicar toda a sua expressividade, pois cada um traz consigo um sinal com um sentido próprio”, finalizou.

 

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue