19 de September de 2023 - 11h12

FIERO completa mais um ano de existência

Hoje a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) completa 37 anos de existência e a sua história está vinculada a do desenvolvimento de Rondônia. A entidade nasceu na mesma década da criação do estado e se consolidou, defendendo ações importantes, dentre elas, a luta pela melhoria de sua infraestrutura, bandeiras audaciosas como a saída para o Pacifico, que resultou na criação da nova rota terrestre, com grandes oportunidades de intercâmbio comercial e cultural com os países andinos e principalmente oportunizando acesso aos portos do Pacífico e ao pujante comércio asiático. Agora comemora o anúncio da construção da ponte binacional que ligará Rondônia à Bolívia.

Na certeza que não poderia haver desenvolvimento industrial do estado se não dispusesse de segurança energética, a FIERO também travou esteve presente como um dos principais atores contra às forças contrárias a implantação das usinas Santo Antônio e Jirau, construídas no rio Madeira, e que juntas têm uma potência instalada de mais de 7.000 MW, tornando assim Rondônia um grande produtor e exportador de energia limpa para todo o país.

Diante das transformações mundiais ao longo desses anos e a preocupação com a preservação ambiental, foi preciso fazer uma reflexão sobre os caminhos da indústria. A FIERO defende um novo modelo industrial, o combate às desigualdades regionais e o protagonismo da Amazônia para uma economia verde, e assim se tornar como referência de uma posição mais forte do setor produtivo brasileiro por uma economia mais sustentável. Investimentos em tecnologias limpas, para reduzir as emissões de carbono e adotar processos de produção mais eficientes, a indústria não só contribui para a proteção do meio ambiente, mas também impulsiona a sua própria eficiência e competitividade.

Para atender ao moderno e exigente mercado de trabalho, que exige melhor formação profissional dos jovens para o seu ingresso a FIERO, mediante seus braços operacionais SESI, na educação básica, SENAI, na educação profissional e do IEL, na capacitação empresarial e estágio, desenvolve várias atividades e ações relevantes nestas áreas.

Sempre agindo no interesse do setor produtivo local, a FIERO tem acompanhado e contribuído com os poderes constituídos, em todos os níveis, com proposições que resultem na desburocratização, na segurança jurídica na melhoria do ambiente de negócios, na expansão dos investimentos e na produção industrial de modo a resultar na geração de emprego e renda para a população rondoniense.

Certamente o futuro reserva ainda grandes desafios para a FIERO, na sua incessante luta pela industrialização e desenvolvimento do estado, que necessita de melhoria e expansão na sua infraestrutura de transporte e principalmente agregar valores aos bens aqui produzidos.

Marcelo Thomé

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia - FIERO