IMPRENSA
09 de October de 2023 - 10h55

A- A A+

Discentes do SESI-SENAI-IEL de Vilhena aprendem a utilizar equipamentos de localização e orientação geográfica

Desenvolver habilidades de manusear e compreender o funcionamento e a importância dos instrumentos analógicos e tecnológicos para localização no espaço geográfico e também compreender o processo e os sistemas de localização utilizados no dia-a-dia. Estes foram alguns dos objetivos da professora Durcelene Aparecida Silva durante atividade ministrada para os alunos das sextas séries A e B do Ensino Fundamental, da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena.

Munidos com bússolas, aplicativos de localização e um GPS – Garmin Etrex 10, os alunos se movimentaram pelo pátio da escola coletando pontos de coordenadas e verificando a oscilação, das latitudes e longitudes dos pontos visitados.

Após o trabalho, os alunos utilizaram o Apps-Timestamp e fizeram passeios com seus familiares pela cidade e zona rural do município, fazendo fotos dos locais visitados. O Timestamp é um aplicativo que sincroniza a câmera com o GPS e retorna foto com identificação (endereço) do local onde o registro foi feito. Para encerrar a atividade, eles fizeram um relatório das áreas visitadas, juntamente com a amostragem das imagens coletadas nesses pontos.

Segundo a professora Durcelene, "é de suma importância que os estudantes conheçam o sistema de coordenadas geográficas, pois por trás da localização do pedido de delivery, tem toda uma estrutura a qual passa despercebido", disse.

Letícia Libaíno, do 6º ano A, disse que “ficou feliz em aprender e entender que de acordo com que nos movimentamos no espaço geográfico, nossa localização, também muda”.

Conforme a coordenadora de Educação, Aline Souza, a atividade proporcionou, além de aprendizado prático, um momento de interação entre os alunos, que puderam trocar experiências entre eles e ainda a marcante participação de familiares. 

“Essa aula sobre localização e orientação no espaço geográfico contribuiu para o aluno entender o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. Através da cartografia como ferramenta, constroem-se conceitos utilizando-se da linguagem cartográfica em escalas de níveis diferentes: locais, regionais e globais”, pontuou o gerente Silvio Leite.

 

 


Mais notícias

Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Alunos SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim

SESI-SENAI-IEL Lagoa realiza formação focada na arte e tecnologia como ferramenta de aprendizagem

SESI de Pimenta Bueno promove palestra de conscientização e prevenção à dengue