17 de October de 2023 - 08h50

Primeiros Socorros marca o encerramento do ciclo de cursos do SESI Saúde em Porto Velho

O curso de Primeiros Socorros, que encerrou em Porto Velho, o ciclo de ações promovidas pela Gerência de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde do SESI-RO em Porto Velho, referentes a capacitação ministrada pela equipe da Treining Service Cursos e Treinamentos, no salão de convenções da Federação das Indústria do Estado de Rondônia (FIERO), com a participação de 24 colaboradores da FIERO, SESI, SENAI e IEL.

Dividido em teoria e prática, o treinamento objetivou qualificar os participantes a atender qualquer tipo de ocorrência dentro do âmbito do trabalho. A afirmação é do instrutor e enfermeiro de emergência Éliton Martins Vieira. “Eles aprenderam como reconhecer uma parada cardiorrespiratória, o que fazer em caso de vertigem, desmaio, uma hipoglicemia. Se um colaborador também apresentar um trauma que ocasionou um corte, o que fazer no controle da hemorragia, pequena, grande, média e ainda pranchamento e imobilização”, disse.

De acordo com o instrutor, com essas instruções o colaborador terá condições de prestar de imediato os primeiros socorros e desta forma aumentar a sobrevida daquele que será atendido. “Quando a primeira pessoa chega ao local, é essencial, em primeiro lugar checar se o acidentado tem pulso ou não, e está respirando ou não, poderá iniciar as compressões cardíacas, pois não adianta o avançado do João Paulo chegar, se o básico não foi feito no local, ou seja, este pré-atendimento é importante até a chegada do SAMU”, destacou.

Juntamente com Éliton estiveram para dar suporte, a enfermeira Camila, o condutor socorrista Bruno e o Eliano, que é condutor de veículo de emergência, para dar suporte.

A gerente de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde do SESI-RO, Maria Lúcia da Silva Santos fez um retrospecto das ações realizada pelo setor neste mês de outubro. “O curso de Primeiros Socorros encerrou o ciclo que tivemos na capital com a participação de representantes de todas as unidades.

“No CAT tivemos o curso focado na Lei Lucas, direcionado para os professores e educadores das escolas. Brigada de incêndio também, que tivemos aí 25 participantes de cada unidade que fizeram na Casa da Indústria, colaboradores de cada área, seja da educação, da contabilidade, financeiro, jurídico, todas foram contempladas com vagas para o curso de brigada. Realizamos ainda outro treinamento avançado e específico para enfermeiros”, ressaltou.

Conforme Maria Lúcia, a previsão é que a partir do dia 17 de outubro serão iniciados os cursos e treinamentos nas unidades do Departamento Regional de Rondônia localizadas em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.

No ponto de vista da gerente os cursos e as respectivas avalições superaram as expectativas. “As avaliações foram 100 por cento positivas, todos os participantes deram notas excelentes. E eles também foram avaliados, não só a empresa que está nos atendendo, que foi avaliada, mas os colaboradores porque todo curso tem uma prova, até para avaliar o conhecimento dos funcionários em relação ao curso.

Para a analista de educação Thansey Constantino “a participação no curso de primeiros socorros foi importante, pois obtivemos o conhecimento necessário de técnicas básicas para ajudar vítimas que precisarem ser atendidas até a chegada do atendimento profissional ao local, caso seja necessário, ou até mesmo com esse primeiro atendimento básico a vítima nem precisará do atendimento do SAMU ou bombeiro, isso contribuirá para que ela consiga se deslocar para uma unidade de atendimento de saúde”, falou.

“É muito importante este tipo de treinamento para que possamos aprender a agir em situações de emergência. Eu sempre fiquei muito insegura de passar por alguma situação durante o trabalho em que tivesse que usar os primeiros socorros e eu não tinha noção alguma, mas agora, com esse curso, tenho certeza que caso seja necessário, poderei ajudar e quem sabe até salvar a vida de um colega”, falou a técnica Marcela Vieira, da Cebep.

A consultora I, da Gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, Lissandra Daniéli de Souza Fernandes também exultou a importância da iniciativa do SESI Saúde. “Os primeiros socorros são a assistência inicial dada a uma pessoa ferida ou doente antes da chegada de profissionais de saúde. Todos nós, em algum momento da vida podemos passar por uma situação de acidente, tendo conhecimento em como agir podemos ajudar a salvar vidas”.

Segundo a assessora de Compliance, Raimunda de Souza Queiroz Kersting, foi um treinamento de alta qualidade, com profissionais especializados. “O treinamento mostrou como devemos nos posicionar ou tomar decisões em diversas situações que podem ocorrer no trabalho, em casa ou em qualquer lugar, pois os riscos existem e temos que estar preparados para ajudar e até salvar uma vida. O curso de Primeiros Socorros, foi relevante para mim, e desde já, parabenizo a Gerência de Saúde em proporcionar este momento, foi muito aprendizado e trocas com colegas, interessante a metodologia do curso em também desenvolver o trabalho em equipe”, finalizou.