05 de October de 2023 - 09h27

Gerenciamento de Riscos é tema de capacitação realizada pela Gerência de Saúde e Segurança na Industria do SESI-RO

O curso Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) - Setor da Construção Civil, realizado em duas etapas, a teórica, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), na capital, e a prática, mediante visitas a algumas obras locais, contou com a participação de engenheiros e técnicos de Segurança do Trabalho do SESI-RO das unidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

O engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro mecânico Bianor Sales, foi o ministrante do treinamento. “O objetivo desse encontro foi trocar experiências, principalmente no que se refere a um evento chamado Câmara da Construção Civil, estabelecida pelo Ministério do Trabalho, em que foi emitida uma notificação para diversas empresas da área de construção. Fizemos basicamente uma troca de experiências e desta forma colaboramos para que o SESI seja cada vez melhor nos seus serviços, neste caso na área da segurança do trabalho”, explicou.

Sales destacou que “o essencial é qualificar continuamente os profissionais do SESI para atender às exigências dos órgãos fiscalizadores, em conformidade com as normas regulamentadoras. Por isso, abordei a integração das NR1 e NR18, com foco em auditoria para o setor da indústria da construção civil, sendo essencial para garantir a segurança nesse campo de atuação, e o cumprimento das normas no ambiente de trabalho”, falou.

O engenheiro de segurança Rafael Henrique, responsável pelas unidades de Vilhena e Cacoal, ressaltou a importância de o SESI realizar mais uma capacitação neste segmento para os profissionais atuantes na área. “A instituição é referência em segurança do trabalho porque não mede esforços para capacitar e reciclar seus funcionários conforme as demandas do mercado. Esse treinamento é fundamental e os próximos também, porque o SESI está buscando, em seus serviços, as melhores referências”, falou

“Por exemplo, esse treinamento capacitou os profissionais com a mesma metodologia usada para os auditores fiscais, como realizam seu trabalho, quais são os pontos de interesse que julgam necessário para a adaptação dos clientes às normas vigentes. São conhecimentos para respaldar ainda mais o nosso trabalho de acordo com a lei”, disse Henrique.

Conforme o profissional, o treinamento trouxe uma visão mais ampla sobre o que os auditores veem como mais importante nas questões relacionadas às práticas das empresas quanto à saúde e a segurança do trabalho. “Então, nesse treinamento aprofundamos ainda mais nossos conhecimentos com o intuito de realizarmos uma assessoria ou consultoria, atuarmos com convicção e a confiança e desta forma transmitir segurança jurídica para o cliente”, completou.

“E um outro ponto de fundamental importância”, afirmou Henrique, “é a preocupação do SESI Saúde em tornarmos multiplicadores de conhecimento. Então, os profissionais participantes deste curso têm a responsabilidade de transmitir esse conhecimento para os demais membros da equipe”.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Rafael Dias de Souza, da equipe de SSI-SESI-RO destacou que o ministrante é um ex-auditor fiscal com muita experiência e conhecimento. “Com mais de 30 anos de trabalho no segmento, ele contribuiu muito para o sucesso de mais essa iniciativa. Além da parte teórica, com duração de dois dias, tivemos ainda a prática, quando realizamos visitas técnicas a obras locais da construção civil e contamos com o apoio do Sinduscon Porto Velho”, relatou.

De acordo com a gerente de Saúde/Segurança e Promoção da Saúde SESI-RO, Maria Lúcia dos Santos Silva, a iniciativa é de fundamental importância para o SESI que tem sempre a atenção focada em capacitar continuamente seus profissionais nessa área de segurança no trabalho. “A meta maior é que se tenha um programa de gerenciamento de riscos prático, com a elaboração de um documento didático e mais acessível à área operacional e às pessoas que estão em campo”.

Ainda conforme Lúcia, “para outubro, a área vai promover mais três cursos: Suporte Básico e Avançado de Vida (de 3 a 4) para enfermeiros das unidades SESI-RO, brigada emergencial contra incêndio (dia 6), para colaboradores da FIERO, SESI, SENAI e IEL, e o curso básico de Primeiros Socorros (dia 13) para o mesmo público alvo”.