04 de outubro de 2019 - 16h40

Fiero defende regularização de exploração da mineração em RO

A regulamentação da exploração mineral em Rondônia foi a tônica da audiência pública realizada nesta sexta-feira, 4 no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e demais autoridades estaduais, como o governador Marcos Rocha, o deputado federal, Coronel Chrisóstomo, autor da proposta de realização da audiência pública, demais parlamentares federais e estaduais, além de líderes sindicais ligadas à área de extração mineral.

A Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) foi representada pelo superintendente Gilberto Baptista, que enfatizou a importância do Projeto de Lei para regulamentar a exploração de mineração em terras indígenas. De acordo com o dirigente da Fiero, esta lei deverá contar regras claras para que sejam evitadas evasões clandestinas.

O superintendente da Federação também informou que o Governo do Estado possui uma política de incentivo tributário que outorga crédito presumido de ICMS em até 85% para as indústrias instaladas ou que venham a se estabelecer em Rondônia, como forma de aumento da competitividade e geração de empregos.

Também ressaltou que a Fiero está à disposição daqueles que têm interesse em investir no Estado para esclarecer, acompanhar o processo de instalação e início das atividades em Rondônia. “Nesse aspecto, qualquer uma das indústrias podem nos procurar, que prestaremos todas as informações que forem necessárias”, afirmou.