18 de October de 2023 - 11h44

FIERO participa dos diálogos sobre a sustentabilidade da Amazônia

Projetos, governança e financiamento para tornar as cidades amazônicas sustentáveis. A combinação destes três pilares é a pauta principal do 1º Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho, promovido pela Prefeitura da capital, por meio da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e do 2º Encontro Regional ICLEI Amazônia – O protagonismo dos Governos Locais no Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Amazônia, eventos em que a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), é parceira.

Na abertura, que ocorreu nesta terça-feira, 17, o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, que também preside a ADPVH e é diretor do Instituto Amazônia+21 pontuou que a reunião é um movimento coordenado pelo ICLEI na agenda de cidades sustentáveis para destravar a organização e a governança deste processo. Thomé pontua que há um atraso de infraestrutura nas cidades amazônicas que precisa ser enfrentado, ao mesmo tempo que é necessário prepará-las para o enfrentamento das mudanças climáticas, e simultaneamente atender as necessidades das pessoas que vivem nessas localidades.

Em seu pronunciamento, ressaltou o trabalho do prefeito Hildon Chaves, que logo ao assumir o primeiro mandato, priorizou o planejamento como ferramenta de orientações das ações públicas, para a partir desta iniciativa, poder estudar o território e propor o Fórum Amazônia+21, oportunidade da aproximação com o ICLEI e o primeiro encontro das cidades panamazônicas. “E celebramos esse novo encontro em Porto Velho, para avançar no diálogo sobre ambientes sustentáveis para a nossa região”, afirma.

O presidente da FIERO acrescenta que a participação de financiadores, organismos internacionais multilaterais no encontro marca a grandeza da agenda da colaboração, na medida que se trabalha em conjunto somando competências, recursos, propósitos e inteligência para chegarmos no resultado comum, que é uma Amazônia desenvolvida de forma sustentável, que inclui as pessoas que aqui vivem, trazendo uma condição melhor de vida, enfrentando a agenda do atraso e da miséria da nossa região. “É um momento de estabelecer as regras de governança, de elaboração de projetos com assistência técnica apoiando o desenvolvimento dessas soluções para as cidades amazônicas” ressalta.

“Não é mais admissível conviver com o menor IDH do país numa região com tantas riquezas e com tantas possibilidades de bons negócios sustentáveis. Precisamos mostrar que a Amazônia pode ser solução. Portanto o evento marca a consolidação de toda uma estratégia que pode definitivamente mudar as ações deflagradas em prol do desenvolvimento sustentável da região”, conclui.

O encontro continua nesta quarta e quinta-feira, no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), da avenida Calama, em Porto Velho. Confirma programação no portal do Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho.