IMPRENSA
11 de October de 2023 - 11h48

A- A A+

Professoras do DR-Rondônia recebem certificação do curso English for All

Karine Stecca Garcia Dalla Martha, da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal e Gisele Stadi Sinfrônio, da unidade SESI de Pimenta Bueno, ambas professoras de Língua Inglesa, participaram do encontro presencial do núcleo de formação realizado em Brasília, evento no qual receberam o certificado do curso do programa English for All.

Neste evento marcaram presença o gerente executivo de Educação da Rede SESI, Wisley Pereira, a gerente da Unindustria, Deusa Carvalho Ramos e a representante da Embaixada dos Estados Unidos, Helmara de Morales (RELO Deputy Director), dentre outros convidados.

O Programa English for All, realizado no período de outubro a novembro de 2022, contabilizou 110 horas, para os professores da rede SESI Brasil e contou com 100 docentes de língua inglesa para esta formação, que teve como mentoras Aracy Roza, de Brasília e Katrina Smitch, dos Estados Unidos. As aulas foram ministradas duas vezes por semana via Teams. Além disso, os participantes tinham acesso a material e atividades dentro da Plataforma Unindústria.

Professora Karine destacou a importância da iniciativa, cujo objetivo é tornar o aprendizado e o uso da língua inglesa acessíveis ao maior número possível de pessoas, promovendo a comunicação, a inclusão e as oportunidades para indivíduos de origens diversas. “O English for All pode incentivar o intercâmbio cultural e o entendimento mútuo”, disse.

De acordo Karine, “ao ensinar inglês, trabalhamos para facilitar a comunicação e o entendimento entre pessoas de diferentes origens linguísticas e culturais. O English for All é visto como uma maneira de promover a equidade econômica, fornecendo habilidades linguísticas que podem levar a opções e emprego aprimoradas”, explicou.

Karine comentou que junto da entrega dos certificados, houve o encontro presencial do núcleo de formação, que envolve as metodologias ativas na elaboração de planejamentos como foco na utilização de tecnologias digitais; identificar as habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes e por etapa de ensino; e identificar qual o papel da escola no desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais.

“Durante o curso aprimoramos os conhecimentos de Língua Inglesa, sendo eles didático e em fluência. Participaram conosco em média 50 professores de todo Brasil. A troca de experiências com outros professores, durante o curso, foi maravilhosa. Cada um pode aprender e ensinar sobre suas práticas e dividir suas frustrações em sala de aula. O conteúdo do curso foi enriquecedor para as minhas práticas educacionais, para minha vida profissional e consequentemente para meus alunos”, pontuou Karine.

Para a professora Gisele Stadi, a ida à Brasília, para o Núcleo de Formação Docente, foi a cereja do bolo. “Além de recebermos a certificação pela conclusão do curso English for All, fomos enriquecidos pela formação que abordou temas focado no uso das tecnologias. Tivemos também palestras para conhecer melhor a plataforma Lekto e aprimorar os conhecimentos quanto ao uso da plataforma Plural e avaliação Passe. A certificação é essencial, pois comprova a conclusão do curso, e o resultado do nosso empenho. O certificado é o documento que comprova todo nosso esforço durante essa trajetória”, comentou.

Gisele acrescentou “e como prêmio e despedida de Brasília, tivemos o prazer de conhecer o SESILAB. Local onde fiquei encantada com tanta interatividade. Foi uma programação de curta duração, mas tenho certeza que deixou todos os participantes muito felizes e vontade de voltar para fazer mais uma visita. A troca de experiências com outros professores, durante o curso, foi maravilhosa. Cada um pode aprender e ensinar sobre suas práticas e dividir suas frustrações em sala de aula.  O conteúdo do curso foi enriquecedor para as minhas práticas educacionais, para minha vida profissional e consequentemente para meus alunos”.

Conforme o gerente da unidade SESI de Pimenta Bueno, Diógenes Pierre, “promover momentos de estudos, a todos os professores de nossa rede, de nossas unidades, é fundamental para aprimorar conhecimentos e pôr em prática, novas técnicas, inovar durante as aulas. Mas poder ter uma professora, participando de um momento tão único e rico como esse, é maravilhoso, pois promove e eleva a qualidade de nosso ensino e consequentemente, podemos entregar um serviço com mais qualidade e diferencial”, pontuou.

"A certificação comprova a excelência de nosso ensino em língua inglesa, com professores dedicados e motivados para transmitir conhecimento", comentou o gerente da unidade de Cacoal, Rodolfo Lentz.

O superintendente do SESI-RO, Alex Santiago e o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho foram unânimes em destacar a importância da certificação do programa English for All, uma iniciativa nacional que conta com parcerias de organismos internacionais, cujo o objetivo de robustecer ainda mais os conhecimentos dos professores de inglês visando a melhoria do desempenho.

Ambos parabenizaram as docentes Karine e Gisele pelo evidente e reconhecido empenho comprovado com o recebimento do certificado de conclusão. “Esse é um feedback positivo para a marca SESI, os demais professores e alunos. É a comprovação de que estamos no caminho certo em relação à qualidade do ensino disponibilizado pela Rede SESI de Educação em Rondônia”, finalizou Santiago.

 

 

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL