IMPRENSA
07 de November de 2023 - 10h14

A- A A+

Hora de pegar a estrada! 1ª edição do SESI Lab Itinerante será no Torneio de Robótica, em Joinville (SC)

Dez instalações interativas estarão disponíveis para o público catarinense de 10 a 14 de novembro, de forma gratuita. Edição também contará com oficinas, cursos para professores, entre outras ativações

 

Prestes a completar um ano de inauguração em prédio tombado assinado por Oscar Niemeyer, em Brasília, o SESI Lab vai rodar o país. A primeira parada do projeto itinerante do museu 100% interativo será em Joinville, em Santa Catarina, durante o Torneio SESI de Robótica, de 10 a 14 de novembro. E tudo com entrada gratuita!

 

O SESI Lab Itinerante foi desenvolvido com o objetivo de levar a experiência do museu em formato pocket para o entorno do DF e outros estados do país. O formato é composto por uma exposição autoportante e de fácil adaptação a diferentes espaços, com 10 aparatos interativos da exposição de longa duração do SESI Lab e uma programação de oficinas maker criadas pelo Educativo do museu.

 

“As ações itinerantes estão previstas no Plano Museológico, dentro do programa de exposições, como uma importante estratégia de ampliação de acesso, inclusão e divulgação do SESI Lab para além do edifício-sede”, explica a gerente-executiva de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho.

 

O formato itinerante prevê paradas de cinco a sete dias em cada ponto, com capacidade de atendimento de até 2,5 mil pessoas na área de oficinas e uma previsão de receber até 5 mil pessoas na área expositiva.

 

Com o objetivo de oferecer uma experiência interativa e lúdica, nos moldes do que é feito no museu em Brasília, estarão disponíveis para público catarinense instalações interativas com mais sucesso de público. “Entre eles, aparatos levados diretamente do SESI Lab, reproduções de aparatos, uma obra de arte interativa inédita e um espaço destinado à realização de oficinas. Aproveitando nossa ida à Santa Catarina, realizaremos também uma ação de formação dos professores da Rede SESI, compartilhando nossa metodologia de realização de oficinas maker e mediação do público na área expositiva”, destaca a gerente de Programação Cultural do SESI, Agnes Mileris.

 

Quais aparatos estarão no SESI Lab Itinerante? Confira aqui!

 

Interatividade com muito aprendizado

Em todos os dias do Torneio SESI de Robótica, a versão pocket do SESI Lab oferecerá cinco oficinas interativas, reconhecidas como as mais procuradas pelo público do museu. A participação é gratuita, por ordem de chegada, com capacidade para 40 pessoas por horário. As sessões ocorrerão sempre às 9h, às 10h, às 11h, às 14h, às 15h, às 16h e às 17h de cada dia de evento. Conheça um pouco de cada uma:

 

- Treme-treme: Montagem de brinquedo usando materiais e equipamentos elétricos, testando várias combinações de conexões de circuitos e personalizá-lo a gosto com auxílio dos educadores e orientadores de público.

 

- Insetos elétricos: Construção da base de um inseto a partir de um pedaço de E.V.A, arames e olhos móveis, e dar vida à sua criação por meio da produção de um circuito eletrônico. Ao final, os participantes podem decorar sua produção de forma criativa.

 

- Broche de luz: Oportunidade para construir broches luminosos, para decorar roupas e acessórios, com muita criatividade, experimentando circuitos, materiais condutivos e decorativos.

 

- Cartão Luminoso: Confecção de cartões luminosos experimentando circuitos, componentes eletrônicos, materiais condutivos e decorativos diversos. Cartões de Natal, de aniversário, de ano novo e do que mais você quiser podem ser construídos nessa oficina para pessoas de todas as idades!

 

- Autômatos viventes: Criação de artefatos autômatos (máquinas que realizam movimentos determinados e repetitivos, como resposta a um estímulo mecânico) para explorar a arte e engenharia mecânica.

 

Sobre o SESI Lab

 

O SESI Lab é um museu interativo instalado em Brasília, de iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Inspirado no Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo localizado na Califórnia (EUA), o SESI Lab está alicerçado na atuação em conexão com cultura, educação e ciência. Inaugurado em novembro de 2022, o espaço possui programação multidisciplinar orientada por abordagem educativa criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos e já recebeu mais de 225 mil visitantes desde a sua abertura.

 

Na programação multidisciplinar, orientada por uma abordagem educativa criativa e inovadora, inclui exposições temporárias e permanentes, festivais, seminários, workshops, oficinas, residências artísticas, cinema, além de atividades orientadas à cultura maker.

 

O SESI Lab está no coração da capital do país, em um edifício icônico de Oscar Niemeyer, com quase 7,5 mil metros quadrados. O museu devolve à sociedade uma obra tombada como um bem cultural, inteiramente restaurada. A localização está diretamente relacionada com o propósito de ser um hub de difusão democrática de conhecimento para todas as regiões do país.

 

Conheça mais sobre o SESI Lab no Instagram e no site do museu.

 

Sobre o evento

 

O Torneio SESI de Robótica é um processo de aprendizagem colaborativa em que estudantes e professores aprendem conteúdos de física, química, biologia, matemática e linguagens. A cada temporada, a modalidade FIRST LEGO League, desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a resolver problemas do dia a dia e os inspira a seguir carreira em áreas de tecnologia e inovação no futuro.

 

De 10 a 14 de novembro, a Escola SESI de Referência em Joinville, Santa Catarina, realizará a etapa regional da temporada 2023/2024, com o tema MASTERPIECE. A escola fica localizada na Rua Urussanga, número 85.

 

SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia

 

Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF

Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.

Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br.


Mais notícias

Acordo Mercosul-UE tem compromissos modernos para a agenda de comércio e o desenvolvimento sustentável, defende CNI

Custos da indústria sobem e ficam 30 por cento acima do período pré-pandemia, aponta CNI

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

CNI defenderá Acordo Mercosul-UE em encontro com Macron