IMPRENSA
14 de November de 2023 - 10h48

A- A A+

DR-RO participa do 2° Simpósio do Projeto Soldado Cidadão, em São Paulo

O gerente da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI CETEM, de Porto Velho, Cleber Santos Melo e a analista Marcilani Araújo, da área de Relações com Mercado, marcaram presença no 2o Simpósio Projeto Soldado Cidadão (PSC), representando o Departamento Regional de Rondônia.  O evento aconteceu na sede do SENAI do Bom Retiro, em São Paulo sob a coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER), Comando Militar do Sudeste (CMSE) e do Comando Militar da Amazônia (CMA).

De acordo com Melo, o simpósio proporcionou a troca de experiências em projetos de parcerias bem-sucedidas, a viabilidade da expansão desses em âmbito do regional de Rondônia, a apresentação de novas propostas de parcerias e estreitamento de laços de cooperação e camaradagem entre instituições e o Exército Brasileiro.

Melo ressaltou a importância do Projeto Soldado Cidadão, que realizado em parceria com o SENAI, vai oferecer a oportunidade de qualificação em diversas áreas do conhecimento: eletricidade, mecânica industrial, telecomunicações, automobilística, informática, dentre outras”, afirmou.

No ponto de vista de Cleber Melo, o SENAI cumpre sua missão de qualificar mão de obra para a indústria e com o projeto Soldado Cidadão, de forma efetiva está fazendo também seu papel social, aliás muito importante ao ajudar no direcionamento profissional dos militares em fim de período de serviço.

“A qualificação é o que dá condições de um trabalho digno e a dignidade de um ganho justo para o sustento da família. É uma questão de justiça dar essa qualificação para que vocês sejam os melhores profissionais na área que escolherem”, finalizou.

“Depois da visita dos militares da Força Aérea ao SENAI CEET e deste simpósio sobre o projeto Soldado Cidadão, para o qual foram convidados o gerente do SENAI CETEM, Cleber Melo e a articuladora Marcilani Araújo, da área de Relações com Mercado, acreditamos na consolidação desta importante parceria da instituição e as Forças Armadas para a retomada em 2024 dos cursos ofertados aos militares prestes a dar baixa”, lembrou o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

Conforme Coelho, “o Soldado Cidadão vem de longas datas e o SENAI sempre foi o principal atendente dessa iniciativa financiada pelo Governo Federal e cujos objetivos todos conhecem. Cleber e Marcilani participaram do encontro com a meta de fortalecer ainda mais a parceria e revigorar o projeto. Claro, isso é absolutamente do nosso interesse, tanto quanto em relação as nossas metas, como também, evidentemente, pelo benefício que isso faz às pessoas que participam de jornadas temporárias no Exército, Marinha e Aeronáutica, e saem do curso do SENAI com a qualificação profissional, facilitando, assim, o seu ingresso no mundo laboral em sua retomada da vida civil”, afirmou.

Soldado Cidadão


Lançado em 2003 pelo Ministério de Emprego e Formação Profissional, em parceria com o Ministério da Defesa Nacional e instituições de ensino, o programa Soldado Cidadão visa oferecer qualificação profissional aos jovens que servem nas Forças Armadas e possibilitar melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho após a desincorporação do serviço militar obrigatório.

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável