IMPRENSA
09 de November de 2023 - 10h50

A- A A+

SESI-SENAI-IEL de Vilhena é ouro, prata e bronze na Liga CoderZ

O calendário das disputas da Liga CoderZ encerrou no último dia 1º de novembro. Das 19 equipes da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena três conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares. A Elev3r-Z ganhou ouro perfazendo 29.100 pontos. A segunda colocação ficou com a Alpha Team, que somou 28.350. Já Phanters levou a medalha de bronze ao computar 27.850 pontos. A unidade garantiu ainda excelentes pontuações até a 19ª colocação.

 

Além dos alunos do SESI de Vilhena, participaram grupos das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, do SESI de Pimenta Bueno e SESI-SENAI-IEL de Cacoal.

 

O aluno João Paulo Crisóstomo Neves, 15, do 9º ano do SESI de Vilhena, capitão da equipe Alpha Team, comentou que “ao ficar sabendo da Liga CoderZ Rondônia fiquei muito animado e até consegui fazer o recorde estadual de pontos em um dos desafios. Foi muito gratificante saber que nossa equipe conseguiu o 2º lugar, e que contribui com essa conquista”, disse.

 

Conforme a aluna Emily Kaohany Luna da Silva, 12, 7º ano, da mesma unidade, “a nossa equipe Phanters gostou muito da experiência de participar da Liga CoderZ Rondônia, ficamos felizes com o 3º lugar entre as 72 equipes do nosso estado. Tivemos algumas dificuldades em concluir as missões, pois nem sempre estávamos juntos para realizá-las, então usávamos lives para juntos resolvermos as missões. Esperamos participar de mais eventos como esse, gostei muito de ser a capitã da equipe, foi uma experiência maravilhosa”, ressaltou.

 

Para Sarah Santos, 13, do 7º ano A, “participar da Liga CoderZ foi uma experiência inesquecível, porque além de programar, testar e raciocinar, a equipe de que fui capitã, Elev3r-Z ficou em 1° lugar de Rondônia, competindo com mais de 70 equipes de turmas do 6° ao 9° ano de todas escolas SESI do nosso estado. Nossa equipe se esforçou bastante e graças a essa dedicação conquistamos o primeiro lugar estadual. Agradeço a todos pela colaboração e o nosso sucesso”.

 

Eu reconheço as tentativas e esforços minhas e principalmente de meus amigos nessa disputa, pois se não fosse pelo esforço de cada um da nossa equipe nós não teríamos conseguido esse 1° lugar estadual. Agradeço vocês meus colegas de equipe pela colaboração e tentativas de sucesso.

 

O professor Silvio Luiz Vichroski, do SESI de Vilhena, que atuou na coordenação e orientação dos técnicos, destacou os recursos oferecidos pela plataforma, dentre eles, o placar. “Com essa ferramenta eles puderam monitorar o desempenho das respectivas equipes durante o torneio”, afirmou.

 

“Ao participarem da Liga, os alunos desenvolvem raciocínio lógico, pensamento matemático e visão estratégica, pois as missões exigiram alto nível de concentração. Outro ponto interessante, é a cooperação e o trabalho em equipe, pois eles monitoram a realização das atividades dos colegas de equipe, para se ajudarem”, pontuou Vichroski.

 

A professora Lorines Cezne, técnica dos grupos da unidade de Vilhena explicou que as equipes, compostas por cinco alunos que realizavam as missões do CoderZ em casa e nas aulas de robótica na escola utilizando os laboratórios de informática.

 

No ponto de vista de Lorines “todos percebemos o forte engajamento dos grupos e a dedicação de cada um para alcançar o maior número de pontos. A Liga é uma maneira de incentivar os alunos a demonstrarem seu conhecimento em programação e estratégia”, comentou.

 

A CoderZ League Junior é uma competição de robótica virtual na qual os alunos praticam a codificação enquanto desenvolvem o pensamento computacional e as habilidades criativas de resolução de problemas. O objetivo é competir para desbloquear novos desafios e levar seus robôs virtuais às finais.

 

O gerente da unidade de Vilhena, Silvio Leite comemorou a conquista das equipes e falou da importância da plataforma CoderZ. “O SESI comprova cada vez mais o quanto é uma rede de educação que valoriza o tecnológico e a inovação, afinal, constitui uma ferramenta a qual os alunos podem acessar em casa, na escola para realizar as atividades e praticar e aprender mais sobre ciências, matemática, física e muita estratégia. Nossas equipes estão de parabéns, assim como os professores Silvio Vichroski e Lorines Cezne, sempre antenados com os avanços na tecnologia e desta forma agregando mais conhecimento para os nossos estudantes”, finalizou.

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL